quinta-feira , 30 outubro 2025
Lar Esportes CBF tem aval da Fifa para divulgar decisões da arbitragem sem uso do VAR
Esportes

CBF tem aval da Fifa para divulgar decisões da arbitragem sem uso do VAR

(UOL/FOLHAPRESS) – A CBF anunciou, na noite desta quarta-feira (8), que recebeu autorização da Fifa para publicar áudios e vídeos de decisões tomadas pela arbitragem em lances que não foram revisados na cabine do VAR.

A pedido do São Paulo, a CBF enviou um ofício à Fifa pedindo autorização para tornar públicos os áudios do VAR do Choque-Rei do último domingo. O São Paulo entende que foi prejudicado em erros da arbitragem e do VAR, que não recomendou revisão. O Tricolor saiu derrotado por 3 a 2.

Os lances do Choque-Rei serão publicados nas próximas horas, algo que foi pedido pelo presidente do São Paulo, Julio Casares.
Antes, a CBF divulgava apenas os áudios e vídeos em casos nos quais houve revisão na cabine do VAR. Com a permissão, as decisões dos chamados “lances sem revisão protocolar” também poderão ser disponibilizadas.

Os áudios e vídeos dos lances serão disponibilizados em até 24 horas depois da partida. A CBF acredita que tal medida ajuda a manter a transparência no futebol brasileiro.

Sempre consultamos a FIFA em questões que fogem à rotina: regras, resoluções, protocolos ou determinações da própria IFAB/FIFA. Nessa consulta argumentamos que apresentar as checagens de grande impacto, mesmo sem ida do árbitro à cabine, reforçaria a integridade de nossas competições. Recebemos a liberação, para fins de instrução e transparência.Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF

POLÊMICAS NA RODADA

As diversas polêmicas envolvendo a arbitragem na última rodada do Campeonato Brasileiro colocaram os árbitros e o VAR em evidência, com as equipes prejudicadas não poupando críticas.

No principal erro, o árbitro Ramon Abatti Abel não marcou pênalti de Allan, do Palmeiras, em Tapia, do São Paulo. O São Paulo poderia deixar a partida em 3 a 0, mas acabou levando a virada e perdeu por 3 a 2. O VAR Ilbert Estevam da Silva não recomendou revisão no lance. Além deste, outro lances do Choque-Rei também tiveram reclamações de ambos os lados, como expulsões não dadas e faltas não marcadas em lances decisivos.

Outros jogos da rodada também tiveram polêmicas de arbitragem, como o pênalti marcado contra o Grêmio no duelo com o Red Bull Bragantino.

Apesar de alto índice de acertos divulgado, confederação convive com protestos de clubes e torcedores; rodada de erros claros no Brasileiro tem juízes afastados antes mesmo de análise de comissão independente

Folhapress | 08:30 – 09/10/2025

Artigos relacionados

João Fonseca se diz orgulhoso por temporada com 2 títulos

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – João Fonseca se disse orgulhoso do que...

Tragédia na Austrália: astro do críquete morre atingido por bola

O mundo dos esportes na Austrália está de luto! Ben Austin, de...

Chelsea elimina Wolves em jogaço de 7 gols e cavadinha de Estêvão

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Depois de um 1º tempo avassalador, o...

Fluminense vence e entra no G6 do Brasileiro; Ceará se revolta com árbitro

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Fluminense fez a lição de casa...