segunda-feira , 1 setembro 2025
Lar Política Carla Zambelli: Justiça italiana vê 'grau máximo' de risco de fuga e mantém deputada presa
Política

Carla Zambelli: Justiça italiana vê 'grau máximo' de risco de fuga e mantém deputada presa


Zambelli passa por audiência sobre extradição na Itália e seguirá presa
A Justiça da Itália decidiu que Carla Zambelli (PL-SP) seguirá presa. A decisão foi divulgada um dia após a deputada federal passar por audiência com três juízes no país europeu.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Em documento, a Corte de Apelação do país alega que existe o “grau máximo” de perigo de fuga de Zambelli caso ela seja solta. Por conta disso, decidiram que a prisão deve ser mantida.
Os juízes analisaram laudos médicos e decidiram que a deputada tem condições de seguir em uma prisão.
Para eles, o perito médico avaliou “em termos gerais e abrangentes, que a equipe que trabalha na unidade onde a paciente está internada garante a administração correta de terapias farmacológicas, o monitoramento básico e especializado constante da saúde e a administração correta e consistente das terapias estabelecidas.”
Moraes formaliza pedido de extradição da deputada Carla Zambelli
Extradição de Zambelli: como o governo brasileiro pode atuar no caso?
A Justiça italiana analisa o pedido de extradição feito por autoridades brasileiras. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes solicitou a extradição de Zambelli, condenada duas vezes pela Corte.
A deputada deixou o país antes de ser presa e a defesa solicitou às autoridades italianas que ele aguarde pela decisão em liberdade, o que foi recusado. Zambelli seguirá presa até ser extraditada ou não, conforme nova decisão da Justiça do país.
Audiência na quarta
Na quarta-feira-feria (27), o advogado da deputada afirmou ao blog que o responsável pela perícia feita pelo estado italiano falou por cerca de dois minutos e disse que Zambelli “pode continuar em cárcere, não teve porque, como ou onde”, ao tratar de justificativas.
Segundo Pagnozzi, o procurador de Justiça da Itália alertou aos juízes sobre o risco de fuga da brasileira, o que ele negou.
“Ela não tem nem passaporte italiano, nem passaporte brasileiro e não tem dinheiro porque o Alexandre de Moraes [ministro do STF] bloqueou as contas dela e do marido. Então, ela não tem como ir para outro lugar”, disse.
[Post em atualização]
Foto de arquivo de 15/05/2025 da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) durante uma coletiva de imprensa na sede de seu partido no bairro de Moema, na zona sul da cidade de São Paulo.
Felipe Rau/Estadão Conteúdo

Artigos relacionados

Sem texto fechado, ‘Pacote da impunidade’ pode ser votado ainda nesta quarta

Em entrevista ao Estúdio I na tarde desta quarta-feira (27), o deputado...

Brasil cria 129,8 mil empregos formais em julho; queda de 32% frente ao mesmo mês de 2024

A economia brasileira gerou 129,8 mil empregos formais em julho deste ano,...

Planalto se esquiva de 'PEC da Blindagem' e projeta nova crise entre Congresso e STF

Centrão e bolsonaristas pressionam por PEC da blindagem O governo de Luiz...

Bastidores: Câmara mobilizou para votar blindagem, mas recuou após ministros do STF serem avisados de texto inconstitucional

Por que a Câmara adiou a votação de blindagem de parlamentares Estava...