O presidente da Câmara dos deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta terça-feira (23) que a proposta do governo Lula (PT) de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil será votada na próxima quarta-feira (1º).
Motta participou de reunião de líderes com a presença do relator do texto, deputado Arthur Lira (PP-AL). “Vamos avançar com equilíbrio e diálogo, trabalhando em pautas importantes para o Brasil”, disse o presidente da Câmara nas redes sociais.
O governo encaminhou o PL 1087/25 em março. A comissão especial aprovou oo texto em julho. O texto também prevê descontos para quem ganha até R$ 7.350 por mês. Lira afirmou que o projeto deve causar um “debate muito intenso” no plenário e alertou que o governo deve estar preparado.
VEJA TAMBÉM:
- Robin Hood digital: Boulos quer criar “Pix das big techs” e dividir arrecadação com usuários
“Venho dizendo isso desde o primeiro dia, que vai haver um debate muito intenso no plenário com relação a forma, valores, condições da forma de compensar a isenção do IR. O governo tem que estar preparado e os partidos têm que ter responsabilidade com as votações. Não temos vaidade em relação ao relatório”, disse o reltor durante o evento do BTG Pactual, realizado nesta segunda-feira (22).
No mesmo evento, Motta destacou que a Câmara precisa se livrar de “pautas tóxicas”, em referência ao avanço da PEC da Imunidade, e priorizar temas que “tragam soluções em vez de prolongar discussões” que, segundo ele, desgastam a política nacional. A proposta precisa ser aprovada até o dia 31 de dezembro para entrar em vigor em 2026.