Sagrada Família, em Barcelona
LUIS GENE / AFP
A Basílica da Sagrada Família, em Barcelona (Espanha), atingiu nesta sexta-feira (20) seu ponto mais alto com a instalação da cruz no topo da torre central. Com 172,5 metros, o templo — que já era a igreja mais alta do mundo — passa agora a ser também o edifício mais alto da cidade.
A Sagrada Família conquistou o título de igreja mais alta do mundo no fim de 2025, ao superar a Catedral de Ulm, na Alemanha.
Principal ponto turístico da Espanha, a Sagrada Família recebeu 4,8 milhões de visitantes pagos em 2024.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A peça final — uma cruz branca de 17 metros de altura e 13,5 metros de largura — foi içada por um grande guindaste amarelo e colocada no alto da chamada torre de Jesus Cristo, a mais elevada das 18 previstas no projeto original do arquiteto catalão Antoni Gaudí, iniciado há mais de 140 anos.
Centenas de turistas acompanharam a operação do lado de fora do templo, enquanto operários presos por cintos de segurança auxiliavam na manobra.
O topo da igreja fica ligeiramente abaixo dos 177 metros do morro de Montjuïc, como determinou Gaudí, que não queria que a construção superasse o que considerava uma obra divina.
Os andaimes ainda cercam a torre e devem ser retirados gradualmente até 10 de junho, data prevista para a bênção da estrutura, que coincide com o centenário da morte de Gaudí. A expectativa é que o papa Leão XIV participe da cerimônia, embora a presença ainda não esteja confirmada.
Sagrada Família, em Barcelona
LUIS GENE / AFP
Veja mais:
Museu do Louvre: vazamento de água afeta galeria com obras mais valiosas; Mona Lisa não foi afetada
Veja quais são as melhores praias do mundo em 2026, segundo viajantes; Brasil tem uma representante











