terça-feira , 9 setembro 2025
Lar Economia banco desliga mil funcionários após monitorar home office
Economia

banco desliga mil funcionários após monitorar home office

Cerca de mil funcionários do Itaú Unibanco foram demitidos na segunda-feira (8). As demissões, confirmadas pelo banco e pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, atingiram trabalhadores de vários setores e aconteceram em meio a um processo de revisão de condutas relacionadas ao trabalho remoto e ao registro de jornada.

O banco alegou que o motivo das dispensas foi a detecção de incompatibilidade entre o registro de ponto eletrônico e a atividade real monitorada durante o home office. “Em alguns casos, foram identificados padrões incompatíveis com nossos princípios de confiança, que são inegociáveis para o banco”, declarou em nota o banco.

O Itaú realizou acompanhamento das atividades dos funcionários em computadores e plataformas internas nos últimos seis meses, verificando dados como número de cliques, abas abertas, uso de sistemas e inclusão de tarefas.

O Sindicato dos Bancários criticou o corte em massa. “Consideramos esse critério extremamente questionável, já que não leva em conta a complexidade do trabalho bancário remoto, possíveis falhas técnicas, contextos de saúde, sobrecarga, ou mesmo a própria organização do trabalho pelas equipes”, avaliou o diretor do Sindicato, Maikon Azzi.

O sindicato também afirmou que não foi consultado sobre alternativas para realocação dos trabalhadores e anunciou que irá intensificar os protestos e exigir diálogo com o banco. “Foram dispensas em massa, realizadas de forma unilateral, sem transparência e sem respeito aos princípios de negociação e mediação”, citou o sindicalista. O Itaú Unibanco é o maior banco privado da América Latina em ativos e emprega cerca de 100 mil pessoas no Brasil e exterior.

Artigos relacionados

Fitch vê pouca credibilidade na economia de Lula e país longe do grau de investimento

A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou que a política...

o que acontece após rejeição da venda ao BRB?

Com a rejeição da venda ao Banco de Brasília (BRB), o Banco...

OAB irá ao STF contra PEC do calote nos precatórios

A Ordem dos Advogados do Brasil recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF)...

o que leva famílias à inadimplência?

A saúde financeira das famílias brasileiras atingiu um patamar crítico em julho,...