A circulação de uma viatura da Guarda Civil Metropolitana (CGM) entre manifestantes, durante ato contra a PEC da Blindagem e anistia aos responsáveis por atos antidemocráticos do 8 de janeiro, na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (21/9), gerou tensão. Um vídeo do momento em que o carro circula mostra pessoas gritando palavrões contra a GCM (veja abaixo).
O veículo estava no local para conter um tumulto envolvendo um ex-parlamentar de direita. O ex-deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) foi até a Avenida Paulista para gravar vídeos e teria sido hostilizado por alguns manifestantes, o que motivou o acionamento da Guarda Civil Metropolitana.
Os agentes usaram gás lacrimogêneo para dispersar a multidão, o que levou a críticas dos demais manifestantes. A Guarda foi acusada de estar tentando intimidar o protesto. Na saída, agentes usaram escudos para dispersas os manifestantes.
A Guarda Civil Metropolitana tem sido usada como bandeira política do prefeito Ricardo Nunes (MDB), alvo de palavrões durante o ato.