sexta-feira , 5 setembro 2025
Lar Política Após tarifaço de Trump, Bolsonaro diz que admira governo americano
Política

Após tarifaço de Trump, Bolsonaro diz que admira governo americano


Na quarta-feira (9), uma carta de Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, alegando razões políticas e comerciais. Brasileiros ‘invadem’ perfil de Trump e dominam comentários
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (10) que admira o governo do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, após o presidente norte-americano anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, alegando razões políticas e comerciais.
Ao justificar a elevação da tarifa sobre o Brasil, Trump citou Jair Bolsonaro (PL) e disse ser “uma vergonha internacional” o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF).
Bolsonaro divulgou uma nota em que manifesta apoio ao líder norte-americano e critica a atuação internacional do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Peço aos Poderes que ajam com urgência apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional”, concluiu.
Bolsonaro afirmou ter recebido a notícia da tarifa de Trump com “senso de responsabilidade” e reiterou sua “admiração pelo Governo dos Estados Unidos”.
Março/2020 – O presidente dos EUA Donald Trump e o presidente Jair Bolsonaro são vistos durante um jantar no Mar a Lago, em Palm Beach, Flórida, Estados Unidos, em 07 de março de 2020
Alan Santos/Presidência via AFP
Segundo ele, a medida anunciada pelo governo norte-americano é consequência direta do que classificou como um “afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade”.
O ex-presidente responsabilizou o atual governo e o Judiciário brasileiro pela deterioração das relações com os EUA. “Isso jamais teria acontecido sob o meu governo”, declarou.
Ele também endossou a expressão usada por Trump, que chamou a atuação da Justiça de “caça às bruxas.
A tarifa de 50% sobre produtos brasileiros deverá entrar em vigor em 1º de agosto e representa um agravamento nas relações diplomáticas e comerciais entre os dois países.

Artigos relacionados

Trump diz que governo do Brasil se tornou de 'esquerda radical' e cogita restringir vistos na ONU

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (5) que...

‘Se estivesse no Congresso, votaria contra a anistia’, diz ministro do governo Lula do mesmo partido de Tarcísio

‘Não é momento de debater esse tema. Temos que avançar com imposto...

Dia extra foi consenso entre ministros da Primeira Turma para que haja mais tempo de leitura dos votos

Foi consenso entre ministros da Primeira Turma a necessidade de um dia...

'Lema das Forças Armadas é respeitar decisão da justiça', diz Múcio ao ser questionado sobre julgamento de militares no STF

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o comandante do Exército,...