A Allianz Life Insurance Company of North America, subsidiária da multinacional de serviços financeiros alemã Allianz SE nos Estados Unidos, confirmou nesse sábado (26/7) que foi alvo de um ataque hacker no último dia 16.
A invasão cibernética criminosa, que está sendo investigada, afetou a maior parte dos clientes da companhia, estimados atualmente em 1,4 milhão de pessoas.
Segundo projeções não oficiais, pelo menos 1 milhão de clientes podem ter sido atingidos.
“Tomamos medidas imediatas para conter e mitigar o problema e notificamos o FBI [Federal Bureau of Investigation, o Departamento Federal de Investigação do governo dos EUA]”, informou a empresa.
Como foi o ataque hacker
Ainda de acordo com a Allianz Life, até o momento não há indícios de que os hackers tenham conseguido acesso à rede interna da companhia.
O que sabe, até aqui, é que um “agente de ameaça malicioso” teve acesso ao sistema em nuvem de terceiros utilizado pela Allianz. Com isso, os hackers obtiveram dados pessoais de clientes e informações sobre empresas parceiras e funcionários.
A Allianz informou também que está entrando em contato com os clientes afetados. O caso está sob investigação pela Procuradoria-Geral do estado do Maine, nos EUA.
O que faz a subsidiária da Allianz
Subsidiária da Allianz nos EUA, a Allianz Life oferece soluções financeiras e de aposentadoria, como anuidades fixas e variáveis, além de seguros de vida. A empresa conta com uma rede de mais de 100 mil agentes.