segunda-feira , 22 dezembro 2025
Lar Economia Alckmin diz que negociações com EUA vão “avançar rápido”, mas que não há data para novo encontro
Economia

Alckmin diz que negociações com EUA vão “avançar rápido”, mas que não há data para novo encontro

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou na sexta-feira que as negociações para a possível revogação ou redução das tarifas de 50% aplicadas a produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos devem “avançar rápido”, mas, apesar disso, admitiu que não há data marcada para uma nova reunião entre autoridades brasileiras e norte-americanas para discutir o assunto. Ele esteve no interior de São Paulo para entregar imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

“Todo o trabalho está sendo feito para suspender esses 40% [de tarifa] enquanto negocia”, disse Alckmin – os 40% são a tarifa adicional imposta pelos Estados Unidos além dos 10% originais, sob a alegação de que o Judiciário brasileiro promove perseguição política contra líderes da direita, especialmente o ex-presidente Jair Bolsonaro, e ataca a liberdade de expressão, com ordens de censura que atingem até mesmo cidadãos norte-americanos. “[A negociação] avançou muito. O presidente Lula esteve com o presidente Trump em Nova York, lá no encontro da ONU, e esteve agora na Malásia, no encontro da Asean, eu acho que nós vamos ter bons desdobramentos para poder avançar mais”, afirmou o vice-presidente, embora também tenha dito que “não tem data marcada” para brasileiros e norte-americanos voltarem a se reunir.

Um dia antes da fala de Alckmin, o representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, afirmou que as negociações não devem ser tão velozes quanto esperam Alckmin e o chanceler Mauro Vieira. “O presidente Lula e o presidente Trump se deram muito bem. Eles querem fechar um acordo. Estamos analisando os contornos do que esse acordo pode vir a ser. Espero que possamos medir esse progresso em semanas ou meses”, afirmou Greer na quinta-feira.

Artigos relacionados

Lula encerra mandato com maior déficit nominal desde o Real

O Brasil atravessa um momento de deterioração fiscal, marcado por déficit permanente,...

Agenda da PF liga Lulinha a esquema de fraude no INSS

O nome de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, surgiu na...

Dino suspende “jabuti” de projeto sobre benefícios fiscais

Atendendo a pedidos de parlamentares de esquerda e da Rede Sustentabilidade, o...

Eustáquio diz ter vencido Moraes após perseguição política

Uma das figuras mais controversas da direita e um dos críticos mais...