sábado , 6 setembro 2025
Lar Política AGU rebate Trump e diz que respeitar direitos humanos e a democracia é punir tentativas de golpe
Política

AGU rebate Trump e diz que respeitar direitos humanos e a democracia é punir tentativas de golpe


Relatório do governo Trump repete ataques ao STF e ao ministro Alexandre de Moraes
A Advocacia-Geral da União (AGU) divulgou nesta terça-feira (12) uma nota em resposta ao relatório de direitos humanos apresentado pelo governo dos Estados Unidos sob a gestão de Donald Trump.
O documento americano afirma que a situação dos direitos humanos no Brasil “se deteriorou” e faz críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ministro do STF Alexandre de Moraes e à prisão de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O relatório — usado como referência mundial e publicado anualmente pelo Departamento de Estado americano — acusa o governo brasileiro de “restringir desproporcionalmente” a liberdade de expressão e a atuação na internet, além de apontar suposta “perseguição política” a Bolsonaro.
Slide exibido pelo presidente dos EUA, Donald Trump, comparando índice de homicídios em capitais nacionais
Casa Branca dos EUA/Reprodução
Segundo o jornal Washington Post, a redação do texto sobre o Brasil causou desconforto dentro do próprio Departamento de Estado, com servidores alegando “politização” do processo em comparação com anos anteriores.
Na nota de resposta, a AGU afirmou que um governo comprometido com a democracia “pune tentativas de golpe com o rigor da lei” e que respeitar direitos humanos significa colaborar com cortes internacionais e preservar a separação entre os Poderes.
“Um governo que respeita os direitos humanos é um governo que reconhece a jurisdição das cortes internacionais e com elas colabora ativamente”, disse o órgão.
O texto também afirma que uma democracia constitucional “não confunde ações independentes do Judiciário com atos do Executivo” e que não se pode “menosprezar ataques ao Estado de Direito” nem “acolher narrativas fantasiosas disseminadas por extremistas”.
O comunicado termina com uma citação bíblica: “O Senhor abre os olhos aos cegos; o Senhor levanta os abatidos; o Senhor ama os justos” (Salmo 146:8).

Artigos relacionados

Enquanto Centrão e PL tentam aprovar anistia na Câmara, no Senado MDB e PSD prometem barrar

Enquanto o Centrão e o PL buscam criar um movimento dentro da...

Lula conversa por telefone com presidente da Comissão Europeia e defende parceria 'ainda mais estratégica' diante do tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta...

Anistia ampla, geral e irrestrita: veja a íntegra do projeto defendido por bolsonaristas

Extrema direita oferece ‘projeto golpistinha do futuro’ para anistia Um dos projetos...

STJ demite servidor suspeito de envolvimento em venda de sentenças

Um servidor do Superior Tribunal de Justiça (SJ) foi demitido nesta sexta-feira...