Aeroporto em Guarulhos recebe novos equipamentos para inspeção de passageiros.
Divulgação/Anac
O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, instalou novos equipamentos de segurança no Terminal 3, área destinada aos voos internacionais. Usada em 440 aeroportos dos Estados Unidos, a tecnologia deve reforçar a segurança de passageiros e agilizar o processo de inspeção antes do embarque.
Entre os novos aparelhos estão: raio-x de visão dupla, scanners corporais com tecnologia avançada de imagem (AIT-body scanner) e sistemas de detecção de traços de explosivos (ETD).
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Avaliados em US$ 2 milhões (cerca de R$ 11 milhões), os equipamentos foram doados pelo governo dos EUA após parceria firmada em 2023 entre a Administração de Segurança de Transporte dos EUA e a concessionária GRU Airport, com apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Segundo a Gru Airport, o projeto tem como objetivo aumentar a segurança e trazer mais agilidade e precisão na inspeção de bagagens e passageiros, inclusive de pessoas com mobilidade reduzida ou com equipamentos implantados, garantindo um processo mais rápido e inclusivo.
Regras para levar líquidos em voos internacionais
Como funcionam os equipamentos?
O sistema de detecção de traços de explosivos é um método de segurança usado em aeroportos para identificar resíduos microscópicos de substâncias explosivas na pele, em roupas, em pacotes e em bagagens de passageiros, por exemplo.
Já o scanner corporal é um equipamento que faz a vistoria do passageiro por meio da leitura de ondas, gerando uma imagem do passageiro que revela a posição de itens que podem ser proibidos no embarque.
👉 São proibidos no embarque itens como armas, objetos pontiagudos ou cortantes, substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis (como granadas, aerossóis, isqueiros do tipo maçarico) e substâncias químicas e tóxicas (como cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, venenos).
Guarulhos é o segundo aeroporto da América do Sul a receber uma doação desse porte. Em janeiro, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, já havia sido contemplado com equipamentos semelhantes.
Movimentação de passageiros no saguão do Aeroporto Internacional de São Paulo.
BRUNO ESCOLASTICO/E.FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO