segunda-feira , 8 setembro 2025
Lar Bem estar Aeroporto em Guarulhos inaugura scanner para detectar explosivos em voos internacionais
Bem estar

Aeroporto em Guarulhos inaugura scanner para detectar explosivos em voos internacionais


Aeroporto em Guarulhos recebe novos equipamentos para inspeção de passageiros.
Divulgação/Anac
O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, instalou novos equipamentos de segurança no Terminal 3, área destinada aos voos internacionais. Usada em 440 aeroportos dos Estados Unidos, a tecnologia deve reforçar a segurança de passageiros e agilizar o processo de inspeção antes do embarque.
Entre os novos aparelhos estão: raio-x de visão dupla, scanners corporais com tecnologia avançada de imagem (AIT-body scanner) e sistemas de detecção de traços de explosivos (ETD).
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Avaliados em US$ 2 milhões (cerca de R$ 11 milhões), os equipamentos foram doados pelo governo dos EUA após parceria firmada em 2023 entre a Administração de Segurança de Transporte dos EUA e a concessionária GRU Airport, com apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Segundo a Gru Airport, o projeto tem como objetivo aumentar a segurança e trazer mais agilidade e precisão na inspeção de bagagens e passageiros, inclusive de pessoas com mobilidade reduzida ou com equipamentos implantados, garantindo um processo mais rápido e inclusivo.
Regras para levar líquidos em voos internacionais
Como funcionam os equipamentos?
O sistema de detecção de traços de explosivos é um método de segurança usado em aeroportos para identificar resíduos microscópicos de substâncias explosivas na pele, em roupas, em pacotes e em bagagens de passageiros, por exemplo.
Já o scanner corporal é um equipamento que faz a vistoria do passageiro por meio da leitura de ondas, gerando uma imagem do passageiro que revela a posição de itens que podem ser proibidos no embarque.
👉 São proibidos no embarque itens como armas, objetos pontiagudos ou cortantes, substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis (como granadas, aerossóis, isqueiros do tipo maçarico) e substâncias químicas e tóxicas (como cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, venenos).
Guarulhos é o segundo aeroporto da América do Sul a receber uma doação desse porte. Em janeiro, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, já havia sido contemplado com equipamentos semelhantes.
Movimentação de passageiros no saguão do Aeroporto Internacional de São Paulo.
BRUNO ESCOLASTICO/E.FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Artigos relacionados

Veja quais pizzarias brasileiras estão entre as 100 melhores do mundo em 2025

Pizza da Leggera Pizza Napoletana Reprodução/ Instagram Seis pizzarias brasileiras estão entre...

Passageiros em fúria: brigas em aviões e aeroportos aumentam 87%

Levantamento exclusivo mostra que aumentou a violência em aeroportos e aviões, no...

Monte Sinai: como um dos lugares mais sagrados do mundo pode se tornar um resort de luxo

O Mosteiro de Santa Catarina, do século 6º, é o mosteiro cristão...

Companhia aérea pode colocar passageiro em quarto com estranhos? Entenda

Normas não especificam condição das acomodações, mas passageiros podem recusar o pedido...