sexta-feira , 13 fevereiro 2026
Lar Economia Trump considera alívio em tarifas sobre aço e alumínio, diz jornal
Economia

Trump considera alívio em tarifas sobre aço e alumínio, diz jornal

A equipe do presidente dos EUA, Donald Trump, estaria avaliando uma redução de algumas tarifas sobre produtos de aço e alumínio, de acordo com um artigo do jornal Financial Times desta sexta-feira (13).

Entre junho e setembro do ano passado, a Casa Branca anunciou tarifas de até 50% sobre as importações de aço e alumínio e estendeu esses impostos a uma série de produtos fabricados com esses materiais, incluindo máquinas de lavar e fornos.

Segundo fontes ouvidas na reportagem, funcionários do Departamento de Comércio e do Escritório do Representante Comercial dos EUA estão se preparando para aliviar essas cobranças, sob o argumento de que elas prejudicam os consumidores ao aumentar os preços de alguns produtos, como latas de alimentos e bebidas.

A crescente preocupação dos eleitores com a alta dos preços ao consumidor e do custo de vida v]ao influenciar as eleições de meio de mandato de novembro, o que tem sido analisado pelo governo Trump.

Desde que retornou ao poder em janeiro do ano passado, o republicano adotou uma nova política tarifária para pressionar outros países a negociarem com os EUA, mas reverteu essa medida em diversas ocasiões.

Os dados de inflação divulgados nesta sexta-feira mostram que o índice de preços ao consumidor moderou em janeiro para 2,4% em relação ao ano anterior, três décimos de ponto percentual abaixo de dezembro e ligeiramente abaixo das previsões. Mensalmente, a inflação subiu 0,2% no primeiro mês de 2026, após um aumento de 0,3% em dezembro.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, confirmou em entrevista à CNBC que discutiu uma possível redução das tarifas sobre alumínio e aço com o representante comercial Jamieson Greer, mas ressaltou que nenhuma decisão foi tomada até o momento.

“Se algo for feito, acho que seria algum tipo de esclarecimento sobre alguns produtos, mas essa será uma decisão do presidente”, disse Bessent.

Artigos relacionados

o termo que define o novo pesadelo fiscal das nações ricas

A revista The Economist lançou o alerta: países como EUA e Japão...

CPMI pede devolução de dados sigilosos do Master após saída de Toffoli

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), pediu nesta...

The Economist cita Brasil como exemplo negativo a países ricos

Uma palavra assombra Washington, Bruxelas e Tóquio: “brasileirização”. O termo, cunhado pela...

Conclusão de Angra 3 custará R$ 24 bi, mesmo valor para abandonar de vez

O governo federal deve decidir até o fim do semestre se conclui...