terça-feira , 3 fevereiro 2026
Lar Bem estar Menos estrangeiros visitaram os EUA em 2025, mas gastos globais com turismo aumentaram
Bem estar

Menos estrangeiros visitaram os EUA em 2025, mas gastos globais com turismo aumentaram


Jackson Blendowski, de 6 anos, observa a Estátua da Liberdade.
John Minchillo/AP
Os Estados Unidos registraram uma queda de 6% no número de visitantes estrangeiros em 2025, mesmo com o turismo global superando as preocupações com a saturação em alguns locais e gerando um aumento de 6,7% nos gastos em comparação com o ano anterior, de acordo com um grupo do setor.
O país acaba de anunciar a suspensão da emissão de vistos para 75 países, incluindo o Brasil, segundo o Departamento de Estado. O governo americano disse que congelará os vistos de imigrantes, categoria da qual turistas não fazem parte.
Mais de 1,5 bilhão de turistas gastaram 11,7 trilhões de dólares em hotéis, cruzeiros e voos no ano passado, de acordo com dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).
A contribuição da indústria do turismo foi equivalente a 10,3% do produto interno bruto global, com os gastos com turismo crescendo duas vezes mais rápido que o crescimento econômico global, disse o WTTC.
Com muitas pessoas, especialmente das gerações mais jovens, viajando com mais frequência, preocupações como as políticas anti-imigração dos EUA levaram os turistas a países europeus como Espanha e França, bem como ao Japão, disse a presidente interina e CEO do WTTC, Gloria Guevara.
Os latino-americanos, incluindo colombianos e mexicanos, viajaram menos para os EUA, e os mexicanos que ainda foram para os EUA fizeram viagens mais curtas, disse ela em entrevista em Madri.
Com a queda do turismo estrangeiro nos EUA, o terceiro país mais visitado do mundo viu os turistas estrangeiros gastarem 7% menos, com a queda nas chegadas do Canadá, México e Europa, de acordo com estimativas do WTTC.
No entanto, os gastos dos turistas domésticos compensaram isso. Os EUA são a maior economia de viagens e turismo do mundo.
A indústria do turismo continua a crescer, apesar da reação negativa de alguns moradores locais em pontos turísticos, disse Guevara.
“Não vimos o impacto do excesso de turismo, e o melhor exemplo é justamente onde o excesso de turismo foi gerado, particularmente na Europa e no Japão, onde estamos vendo outro recorde”, disse ela.
A indústria global do turismo deve crescer 4,5% em 2026, novamente superando o crescimento econômico global, de acordo com o WTTC.
A França recebeu 105 milhões de visitantes em 2025, enquanto mais de 96,5 milhões de turistas chegaram à Espanha, de acordo com estimativas do WTTC, bem acima dos 68 milhões que visitaram os EUA no ano passado.

Artigos relacionados

Roma começa a cobrar taxa de turistas para visitar a Fontana di Trevi

Fontana di Trevi, em Roma, em imagem de fevereiro de 2026 ANDREAS...

Rejeição de visto dos EUA para brasileiros cai em 2025

Visto americano Chris Delmas/AFP O percentual de vistos de turismo e negócios...

Brasil finalmente virou moda no turismo internacional?

As análises de operadores internacionais e dados de busca e reserva mostram...

Três hostels brasileiros estão entre os dez melhores da América do Sul, segundo premiação; veja quais

Hostels brasileiros entre os melhores da América do Sul Divulgação/Hostelworld Três hostels...