sexta-feira , 19 dezembro 2025
Lar Economia Nubank admite que não é banco e pode ter que mudar de nome
Economia

Nubank admite que não é banco e pode ter que mudar de nome

O Nubank admitiu, em nota divulgada nesta sexta-feira (28), que, apesar do nome fantasia, não é uma instituição bancária e pode ter que tirar o “bank” do nome. A informação surgiu após a publicação de uma nova norma para instituições monetárias que restringe a utilização de expressões bancárias por fintechs e outras instituições financeiras sem autorização para operar como bancos.

A Resolução Conjunta do Banco Central (BC) e do Conselho Monetário Nacional (CMN), também desta sexta, estabeleceu a nova regra, que impede instituições de pagamento não autorizadas a operar como banco de usar a palavra “banco” ou “bank” no nome, nome fantasia, razão social ou no domínio da internet.

VEJA TAMBÉM:

Segundo as autoridades monetárias, as instituições devem deixar claro ao público o tipo de serviço que estão autorizadas a oferecer. Foi estabelecido um prazo de 120 dias para a adequação das empresas que possuem nomenclaturas que não condizem com suas atividades.

De acordo com o Nubank – que se chama oficialmente Nu Pagamentos S.A. – a norma visa apenas uma alteração do nome; portanto, produtos, serviços e todo o restante seguiriam como antes para seus clientes.

Confira a nota do Nubank, na íntegra:  

“O Nubank informa que suas operações e a oferta de seus produtos e serviços seguem normalmente, sem nenhum impacto para os clientes.

A companhia está ciente da Resolução Conjunta nº 1/2025, do Banco Central do Brasil e do Conselho Monetário Nacional, que regula a utilização de expressões que remetam à atividade bancária por instituições não bancárias.

O Nubank reforça, ainda que a norma diz respeito apenas ao nome das instituições e não aos serviços prestados e que conta com todas as licenças necessárias para oferecer os produtos atualmente disponíveis aos seus mais de 100 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia.

A empresa seguirá colaborando com o Banco Central do Brasil e demais reguladores para a plena adequação à nova resolução, sempre com o compromisso de manter a transparência e a melhor experiência para seus clientes.

Nubank 28 de novembro de 2025”

Artigos relacionados

Carro voador da Embraer faz 1º teste no interior de São Paulo

Um protótipo de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL, popularmente...

Grevistas devem manter 80% do efetivo dos Correios, manda TST

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que servidores em greve nos...

manobras geram risco de shutdown no Brasil

O governo federal recorre a manobras contábeis para evitar um colapso financeiro...

Tesouro autoriza Correios a contratarem empréstimo de R$ 12 bilhões

O Tesouro Nacional aprovou, nesta quinta-feira (18), o pedido de empréstimo de...