terça-feira , 16 dezembro 2025
Lar Esportes Focado na Libertadores, Bahia encara desesperado Fortaleza em clássico na Arena Fonte Nova
Esportes

Focado na Libertadores, Bahia encara desesperado Fortaleza em clássico na Arena Fonte Nova

O Bahia recebe o Fortaleza nesta quinta-feira em Salvador (BA), em confronto válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time baiano volta a campo focado em se manter na parte de cima da tabela, diante de um adversário que luta contra o rebaixamento. O clássico nordestino começa às 18 horas, na Arena Fonte Nova, certamente, com a presença de um grande público.

O time da casa soma 53 pontos, dois a menos que o Botafogo, que já atuou na rodada e venceu o Sport por 3 a 2. Uma vitória mantém o Bahia firme na briga por vaga direta na próxima Libertadores. Ele aproveitou a Data Fifa para uma sequência intensa de treinamentos durante o período sem jogos.

O Fortaleza vai ao encontro mirando recuperação. A equipe comandada pelo argentino Martín Palermo viajou a Salvador com desfalques importantes, mas também com retornos que fortalecem o elenco para o duelo. Na tabela, são 31 pontos e a penúltima colocação, melhor apenas que o lanterna e já rebaixado Sport.

O elenco baiano encerrou a preparação na manhã desta quarta-feira após sete atividades realizadas durante a pausa do campeonato. Antes de ir ao campo, o grupo analisou em vídeo o desempenho contra o Internacional, no empate por 2 a 2, em Porto Alegre (RS). No gramado, o trabalho priorizou movimentações de passe e finalização, seguido de um enfrentamento em espaço reduzido.

O técnico Rogério Ceni terá reforços. Gilberto e Gabriel Xavier, recuperados de lesão, voltam a ficar à disposição. O lateral-esquerdo Luciano Juba retorna após período com a seleção brasileira, apesar de não ter atuado. Santi Mingo, que havia sentido o ombro, está recuperado.

A dúvida maior é Santiago Arias, que jogou toda a partida pela seleção colombiana na terça-feira e só desembarca na cidade no dia do jogo. As ausências confirmadas são Michel Araújo, suspenso, e Sanabria, machucado e fora do restante da temporada.

O meio-campo concentra a maior indefinição. Ceni pode voltar a escalar Caio Alexandre e Everton Ribeiro juntos, ao lado de Jean Lucas, algo que não ocorre há três meses. Erick, Acevedo, Rodrigo Nestor e Cauly também são alternativas. Nas laterais, a tendência é que Gilberto e Juba iniciem entre os titulares.

“Eu acho que a gente tem que pensar jogo a jogo, a gente tem que pensar grande porque a gente quer ir para fase de grupo direto da Libertadores porque já poupa muito o nosso calendário no início do ano que vem. Então, o torcedor pode esperar muita dedicação da nossa parte”, disse o volante Caio Alexandre em entrevista durante a semana.

No Fortaleza, Martín Palermo será obrigado a mexer na defesa, já que Brítez, embora recuperado de pneumonia, não seguiu com a delegação. Assim, Lucas Gazal e Gastón Ávila devem formar a dupla de zaga. Bruno Pacheco, recuperado de dores no tornozelo, deve reassumir a lateral esquerda.

O treinador conta ainda com os retornos de Bareiro e Matheus Pereira, que estavam suspensos. A única ausência por suspensão é o volante Lucas Sasha. Após o empate por 3 a 3 diante do Atlético-MG, em Minas Gerais, o técnico Palermo se emocionou e afirmou que o time não desistiu da competição. “Isso é a equipe que está lutando, todos estão preparados. Isso tem que ser uma motivação para as próximas partidas. Que a torcida veja que não nos entregamos.”

FICHA TÉCNICA

BAHIA X FORTALEZA

BAHIA – Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Erick), Jean Lucas e Everton Ribeiro (Cauly); Ademir, Erick Pulga e Willian José. Técnico: Rogério Ceni.

FORTALEZA – Brenno; Mancuso, Gastón Ávila, Lucas Gazal e Bruno Pacheco; Pierre, Matheus Pereira e Pochettino; Herrera, Breno Lopes e Bareiro. Técnico: Martín Palermo.

ÁRBITRO – Rafael Rodrigo Klein (RS).

HORÁRIO – 18 horas.

LOCAL – Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

A biografia do atacante revela que dirigentes do Barcelona solicitaram que Lewandowski não marcasse nos últimos jogos de 2022/23 para impedir o pagamento de 2,5 milhões de euros ao Bayern. Mesmo assim, o polonês terminou como artilheiro da LaLiga na temporada.

Notícias ao Minuto | 10:45 – 20/11/2025

Artigos relacionados

Episódio surreal: Barcelona pediu a Lewandowski para não marcar gols

Robert Lewandowski recebeu um pedido inusitado da diretoria do Barcelona na temporada...

Copa tem cabeças de chave definidos com Brasil e chance de grupo da morte

(UOL/FOLHAPRESS) – A Copa do Mundo de 2026 já tem suas 42...

Neymar cita Romário após encerrar jejum de gols: ‘Tem que ter calma de médico em cirurgia’

Depois de encerrar um jejum de 107 dias sem marcar, Neymar celebrou...

Trump usa IA para simular jogo com Cristiano Ronaldo; veja

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou a rede social Truth...