sábado , 20 dezembro 2025
Lar Economia “Processo muito robusto”, diz Haddad sobre operação contra os bancos Master e BRB
Economia

“Processo muito robusto”, diz Haddad sobre operação contra os bancos Master e BRB

O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, afirmou nesta terça (18) que a operação que levou o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, à prisão deve ser de um processo “muito robusto” sobre possíveis fraudes na instituição. Além do empresário, o presidente do Banco Regional de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, foi afastado das funções por 60 dias.

Um pouco mais cedo, a Polícia Federal deflagrou a Operação Compliance Zero, que investiga um esquema de emissão e negociação de títulos de crédito falsos. As sedes dos dois bancos foram alvos de mandados de busca e apreensão, além da prisão de outras cinco pessoas ligadas ao Master, em São Paulo.

“Não vou comentar porque é um assunto do Banco Central, mas vocês acompanharam todo o processo. Enfim, o Banco Central é o órgão regulador do sistema financeiro, e eu tenho certeza que, pra ter chegado a esse ponto, todo esse processo deve estar muito robusto”, disse Haddad a jornalistas ao chegar no ministério.

VEJA TAMBÉM:

  • PF prende Daniel Vorcaro, dono do Banco Master

Daniel Vorcaro foi preso na noite desta segunda (17), no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, ao tentar sair do país em um voo particular para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ele já vinha sendo monitorado pelas autoridades até ser interceptado, alegando que viajaria a negócios para vender o banco a um consórcio de empresários árabes encabeçado pelo grupo brasileiro Fictor. O banco receberia um aporte de R$ 3 bilhões.

A prisão ocorre logo após o Banco Central decretar a liquidação do Banco Master, menos de um dia após o Fictor anunciar interesse na compra. O comunicado da autoridade monetária ainda determina a indisponibilidade dos bens dos controladores e de ex-administradores do banco. Um mês antes, o órgão vetou uma oferta de compra de parte do Banco Master pelo BRB.

Entre os delitos apurados pela PF estão os de gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa. A autoridade aponta para a fabricação de carteiras de crédito fraudulentas. Em outras palavras, o banco teria emitido e vendido papéis que não representavam valores reais.

Além dos mandados de prisão, a operação cumpre 25 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Minas Gerais, na Bahia e no Distrito Federal.

Vorcaro nasceu em Belo Horizonte. Em 2018, assumiu o então chamado Banco Máxima, mudando seu nome. Ele é formado em Economia e possui MBA em finanças.

Artigos relacionados

Investimentos de Fundos dispensaram critérios legais

Os investimentos de fundos de previdência pública no Banco Master começaram a...

Lula admite frustração por falta de acordo Mercosul-UE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu neste sábado (20)...

Congresso infla emenda com dinheiro da Previdência e Pé-de-Meia

Com a supressão de recursos da Previdência e de programas sociais como...

STF analisará caso a caso a redução de penas dos réus de 8/11

Em meio à guerra de versões sobre a participação dos Poderes no...