domingo , 21 dezembro 2025
Lar Economia Altos impostos no Brasil empurraram a Lupo para o Paraguai, diz CEO
Economia

Altos impostos no Brasil empurraram a Lupo para o Paraguai, diz CEO

A escalada tributária imposta pela Lei 14.789/2023, que mexeu nos incentivos fiscais concedidos por estados através do ICMS, levou a centenária fábrica de meias Lupo a transferir parte da produção para o Paraguai. A nova planta foi inaugurada em junho em Ciudad del Este com a expectativa de economizar custos em torno de 28%.

A legislação, sancionada nos últimos dias de 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como uma das prioridades para aumentar a arrecadação, acabou com a isenção de impostos federais que as empresas tinham sobre incentivos fiscais dados pelos governos estaduais e municipais para estimular a economia.

“Não é que a Lupo foi para o Paraguai, o Brasil empurrou a gente para o Paraguai. Os impostos estão comendo a operação de forma violenta”, disse Liliana Aufiero, CEO da Lupo, em entrevista à Folha de S. Paulo. Ela é a última representante da família no comando da centenária empresa fundada em 1921 pelo avô Henrique Lupo, imigrante italiano que fez o negócio da família na cidade paulista de Araraquara.

VEJA TAMBÉM:

  • Petrobras descobre novo campo de petróleo no litoral do RJ em meio às discussões da COP 30

A fábrica em Ciudad del Este recebeu investimento de R$ 30 milhões e tem capacidade para produzir até 20 milhões de pares de meias por ano. O empreendimento emprega cerca de 110 pessoas e foi pensado como medida emergencial para proteger a rentabilidade diante da pressão tributária brasileira.

Além da carga tributária, a executiva reconhece que a presença de concorrentes estrangeiros pesou na decisão. Uma empresa chinesa instalada no Paraguai conseguiu avançar no mercado brasileiro com produtos de menor custo e sem a necessidade de investir em marca.

“Se ele consegue vender no Brasil sem investir em marca, e oferecer um bom produto a um custo menor, eu tenho que ter as mesmas vantagens”, afirma Liliana.

Mesmo com os desafios, a Lupo segue líder nacional na venda de meias e cuecas e é uma das maiores fabricantes de moda íntima do país. A empresa também domina o mercado de meia-calça com as marcas Lupo, Trifil e Scala, além de ampliar os investimentos na linha Lupo Sports.

Entre as novidades está o lançamento do primeiro tênis da marca, o Origem, que reforça a estratégia de diversificação diante do mercado competitivo.

Artigos relacionados

Investimentos de Fundos dispensaram critérios legais

Os investimentos de fundos de previdência pública no Banco Master começaram a...

Lula admite frustração por falta de acordo Mercosul-UE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu neste sábado (20)...

Congresso infla emenda com dinheiro da Previdência e Pé-de-Meia

Com a supressão de recursos da Previdência e de programas sociais como...

STF analisará caso a caso a redução de penas dos réus de 8/11

Em meio à guerra de versões sobre a participação dos Poderes no...