quarta-feira , 4 fevereiro 2026
Lar Bem estar Ladrões roubam ouro antigo do Museu Nacional da Síria
Bem estar

Ladrões roubam ouro antigo do Museu Nacional da Síria


Fachada do Museu Nacional da Síria, em Damasco. Foto de janeiro de 2025.
REUTERS/Yamam Al Shaar/File Photo
Ladrões roubaram vários lingotes de ouro antigos do Museu Nacional de Damasco, o mais importante da Síria, informaram fontes de segurança e da administração do museu a agências de notícias internacionais nesta terça-feira (11). O roubo ocorreu na madrugada de domingo para segunda-feira.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
“Seis peças foram roubadas da ala ‘clássica'”, uma das seções mais importantes do estabelecimento, que abriga artefatos helenísticos, romanos e bizantinos de importantes sítios arqueológicos da Síria, afirmou à AFP uma fonte próxima à administração do museu. Trata-se de “lingotes de ouro”, segundo essa fonte, que não especificou a idade das peças.
Um funcionário da Direção-Geral de Antiguidades e Museus da Síria disse à agência Associated Press que seis estátuas de mármore foram roubadas e que uma investigação estava em andamento.
O museu, que escapou da devastação da guerra civil que assolou o país entre 2011 e 2024, abriga obras inestimáveis do rico patrimônio histórico e antigo da Síria. A instituição reabriu para visitantes em janeiro deste ano, cerca de um mês após a queda do regime de Bashar al-Assad —derrubado por uma ofensiva-relâmpago do grupo rebelde HTS em dezembro de 2024.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A administração do museu não comentou o caso publicamente. “O museu está fechado por motivos de segurança e reabrirá na próxima semana”, disse à AFP um funcionário sob condição de anonimato. As autoridades sírias não confirmaram oficialmente o roubo até a última publicação desta reportagem.
Durante a guerra civil síria, que começou em 2011, um grande número de artefatos de regiões afetadas pela violência foram transferidos para o museu para serem armazenados. Diversos sítios arqueológicos foram bombardeados durante o conflito.
Também houve saques em museus sírios durante o conflito, com o roubo de dezenas de milhares de peças arqueológicas, o que rendeu milhões de dólares aos traficantes.

Artigos relacionados

Roma começa a cobrar taxa de turistas para visitar a Fontana di Trevi

Fontana di Trevi, em Roma, em imagem de fevereiro de 2026 ANDREAS...

Rejeição de visto dos EUA para brasileiros cai em 2025

Visto americano Chris Delmas/AFP O percentual de vistos de turismo e negócios...

Brasil finalmente virou moda no turismo internacional?

As análises de operadores internacionais e dados de busca e reserva mostram...

Três hostels brasileiros estão entre os dez melhores da América do Sul, segundo premiação; veja quais

Hostels brasileiros entre os melhores da América do Sul Divulgação/Hostelworld Três hostels...