A Petrobras aprovou um plano de demissão voluntária (PDV) que poderá incluir até 1,1 mil empregados da companhia. A medida foi aprovada pelo Conselho de Administração da estatal e anunciada nesta segunda-feira (3). Segundo a empresa, as adesões ao programa devem ocorrer ao longo de 2026.
De acordo com a Petrobras, citada em notícia da Agência Brasil, o PDV será voltado a trabalhadores que já se aposentaram pelo INSS antes da promulgação da Reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103/2019), em 12 de novembro de 2019. Essa emenda modificou o sistema previdenciário e criou novas regras de transição para aposentadoria.
VEJA TAMBÉM:
A estatal destacou que o Programa de Desligamento Voluntário tem como objetivo oferecer aos aposentados “uma oportunidade de transição de carreira”, além de contribuir para a renovação gradual do quadro de pessoal.
No comunicado ao mercado, a Petrobras não informou o valor estimado do programa, mas ressaltou que o impacto financeiro será reconhecido nas demonstrações contábeis conforme as adesões forem registradas.
Atualmente, a Petrobras conta com 41,7 mil empregados em seu quadro funcional.






                                        
                                        







