terça-feira , 23 dezembro 2025
Lar Economia Vieira diz que reunião com Marco Rubio foi “muito produtiva”
Economia

Vieira diz que reunião com Marco Rubio foi “muito produtiva”

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, teve uma reunião de cerca de uma hora e dez minutos nesta quinta-feira (16) na Casa Branca, em Washington (EUA). Ele foi recebido pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. O tema foi a sobretaxa imposta pelos EUA às importações brasileiras.

Em coletiva para a imprensa na capital americana, Vieira não deu muitos detalhes. Ele definiu a reunião como “muito construtiva” e focado nos “aspectos práticos” do problema da taxação dos EUA. Ele também afirmou que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump devem se reunir em breve, sem mencionar data e local.

VEJA TAMBÉM:

O encontro entre Vieira e Rubio foi considerado decisivo para desembaraçar uma agenda comercial entre os dois países, que está paralisada desde agosto, quando Trump instituiu sanções adicionais que somaram 50% em tarifas para diversos setores agrícolas e industriais.

Na pauta, além das tarifas, estiveram também as sanções do governo americano impostas a autoridades brasileiras. Ninguém sabe ao certo como foram tratadas as demais questões políticas, elencadas na primeira carta de Washington ao Planalto, que ligava a redução das tarifas a condições sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Porém, com o fim do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a ênfase do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na soberania nacional, a expectativa é que o olhar pragmático comece a se sobrepor ao político.

Artigos relacionados

prévia da inflação fecha o ano em 4,4% próximo ao teto da meta

A prévia da inflação subiu 0,25% em dezembro e fechou o ano...

CGU aponta manobra contábil dos Correios

A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou indícios de manobra contábil nos balanços...

MP libera saque do FGTS para demitidos no Saque-Aniversário

O governo federal publicou nesta terça-feira (23) a Medida Provisória nº 1.331,...

Congresso muda discurso após acordão de R$ 61 bilhões

Após passar o ano inteiro em cabo de guerra com o Executivo...