quinta-feira , 30 outubro 2025
Lar Cidade Lula lidera em todos os cenários de 1º e 2º turnos, diz Genial/Quaest
Cidade

Lula lidera em todos os cenários de 1º e 2º turnos, diz Genial/Quaest

A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest sobre intenções de votos, divulgada nesta quinta-feira (9/10), revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários, seja no primeiro ou segundo turno, para as eleições de 2026. Conforme o instituto, os resultados são semelhantes aos dois últimos levantamentos, de agosto e setembro deste ano.

No primeiro cenário estimulado, Lula aparece com 35% das intenções de voto, seguido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 26%, e pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 10%. Na sequência, vêm Ciro Gomes (PDT), com 9%, Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil), ambos com 3%. Indecisos somam 4% e 10% declararam voto branco, nulo ou que não irão votar.

Quando o nome de Michelle Bolsonaro (PL) é testado no lugar do marido, o petista mantém vantagem, com 36%, contra 21% da ex-primeira-dama. Ratinho Júnior e Ciro Gomes empatam com 10%, enquanto Zema marca 4% e Caiado, 3%. Os indecisos são 4%, e 12% optaram por branco, nulo ou abstenção.

1 de 9

O presidente Lula

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

2 de 9

O ex-presidente Jair Bolsonaro

HUGO BARRETO/METRÓPOLES
@hugobarretophoto

3 de 9

Michelle Bolsonaro é ex-primeira-dama

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

4 de 9

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas

João Valerio / Governo de SP

5 de 9

O deputado federal Eduardo Bolsonaro

Vinicius Schmidt/Metropoles

6 de 9

Ratinho Junior, governador do Paraná

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

7 de 9

Ciro Gomes (PDT), ex-governador e deputado do Ceará

Hugo Barreto/Metrópoles

8 de 9

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema

Gil Leonardi/Imprensa MG

9 de 9

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Em outro cenário, dessa vez com Tarcísio de Freitas (Republicanos) como adversário, Lula lidera com 39%, enquanto o governador de São Paulo aparece com 18%. Na sequência, Ciro Gomes tem 12%. Zema e Caiado registram 4% cada, 5% dos eleitores estão indecisos e 18% afirmam que não votariam em nenhum dos candidatos.

Quando o nome de Eduardo Bolsonaro (PL) é incluído, o petista segue à frente, com 35%, ante 15% do deputado federal. Ratinho Júnior aparece com 12%, Ciro Gomes, com 11%, Romeu Zema, com 5%, e Caiado com 4%.

Segundo turno

Nos cenários de segundo turno, Lula também lidera em todas as combinações simuladas, com vantagens que variam de nove a 23 pontos percentuais sobre os adversários.

Diante de Jair Bolsonaro, Lula aparece com 46%, ante 36% do ex-presidente. Em disputa com Tarcísio de Freitas, o petista tem 45%, contra 33% do governador de São Paulo. Frente a Michelle Bolsonaro, o presidente venceria por 46% a 34%.

Em um confronto com Eduardo Bolsonaro, a diferença também é de 15 pontos (46% a 31%). Em cenários com Romeu Zema e Ronaldo Caiado, a vantagem é de 15 pontos: Lula 47% x 32% e 46% x 31%, respectivamente.

Contra Ratinho Júnior, Lula aparece à frente, com 44% a 31%. Já frente a Ciro Gomes, o petista lidera com 41%, enquanto o pedetista registra 32%.

A maior margem aparece contra Eduardo Leite (PSDB): Lula 45% e o governador gaúcho 22% – vantagem de 23 pontos percentuais.

Opinião sobre possíveis candidaturas

O levantamento também perguntou sobre a reeleição de Lula e a candidatura de Jair Bolsonaro, atualmente inelegível.

De acordo com a pesquisa, 56% dos entrevistados afirmaram que Lula não deveria se candidatar em 2026, enquanto 42% defendem uma nova disputa do petista. Em setembro, os números eram 59% contra e 39% a favor.

Já em relação a Bolsonaro, 76% dos eleitores acreditam que ele deveria abrir mão da candidatura e apoiar outro nome, enquanto 18% defendem que ele concorra novamente.

Os índices se mantiveram estáveis em relação a setembro (76% e 19%, respectivamente), mas apresentaram discrepância em relação a agosto (65% e 26%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 5 de outubro deste ano e ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais. Os questionários foram realizados “face a face” em coleta domiciliar. O nível de confiança divulgado é de 95%, e a margem de erro estimada é de dois pontos percentuais.

Artigos relacionados

Fagner volta a Brasília, lugar onde tudo começou, em 24 de outubro

Raimundo Fagner, dono de uma voz “rascante e inconfundível”, tem uma história...

Terremoto de magnitude 7,6 atinge Filipinas e gera alerta de tsunami

Um forte terremoto de magnitude 7,6 atingiu o sul das Filipinas na...

Procuradora que processou Trump é alvo de investigação federal nos EUA

A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, foi acusada de fraude bancária...

Vídeo: filho mantinha mãe idosa em condições insalubres há 15 anos

Agentes da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) resgataram, nesta quinta-feira (9/10),...