terça-feira , 4 novembro 2025
Lar Política Tarcísio será candidato se direita criar ambiente favorável e não trairá Bolsonaro, diz Ciro Nogueira
Política

Tarcísio será candidato se direita criar ambiente favorável e não trairá Bolsonaro, diz Ciro Nogueira


Tarcísio será candidato se direita criar ambiente favorável e não trairá Bolsonaro, diz Ciro Nogueira
Presidente do PP, Ciro Nogueira afirmou que considera praticamente impossível o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) não querer ser candidato à presidência se o campo da direita criar o ambiente favorável para a sua tentativa.
“Tarcísio só vai ser candidato a presidente se tiver o apoio do presidente Bolsonaro. Ele jamais trairia Bolsonaro. Agora, se nós todos, não só o Bolsonaro, dermos essa missão a ele, não tenho dúvida que ele será [candidato] e será eleito até com certa facilidade”, disse o senador, em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews, que considera “beirar o impossível” Tarcísio não querer ser candidato se Bolsonaro der seu apoio.
Tarcísio visitou Bolsonaro na segunda-feira (29) Jair Bolsonaro (PL) na casa em que o ex-presidente cumpre prisão em regime domiciliar. Foi a segunda visita desde o início da prisão domiciliar do ex-presidente, em 4 de agosto.
A visita aconteceu no mesmo horário em que o ministro Edson Fachin tomou posse na presidência do Supremo Tribunal Federal. O governador era um dos convidados e não compareceu.
Alexandre de Moraes autorizou o encontro entre 9h e 18h. Seria possível, portanto, Tarcísio visitar Bolsonaro de manhã, mas ele foi justamente no momento em que ocorria a posse, às 16h.
Eleição de 2026
Segundo o senador, o campo político da direita tem perdido muito tempo com discussões inúteis em vez de se juntar e centrar “esforços no principal adversário, que é o Partido dos Trabalhadores e o presidente Lula”.
A declaração fez parte de análise sobre o cenário para a eleição presidencial de 2026 e envolveu temas recentes, como a PEC da blindagem e a tentativa de uma anistia para condenados por golpe de estado.
“Estávamos perdendo muito tempo e muito esforço nessas discussões inúteis que só nos dividíamos. E tenho certeza que, depois desse alerta, pelas conversas que tive com todos os presidentes de partidos e lideranças, acho que nós vamos ter um processo de unificação nesse projeto político.
Presidente do PP, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) defende a retomada das doações privadas, mas nnão vê clima política para mudança agora.
Jefferson Rudy/Agência Senado

Artigos relacionados

Câmara aprova PEC que considera tribunais de Contas órgãos permanentes

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (4) a Proposta de Emenda...

Lula classifica Operação Contenção, no RJ, como “desastrosa”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta terça-feira (4), sobre...

Senador Fabiano Contarato vai presidir CPI do crime organizado

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi eleito nesta terça-feira (4) presidente da comissão...

TSE julga hoje processo que pede cassação do governador do Rio

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem na pauta desta terça-feira...