sexta-feira , 26 dezembro 2025
Lar Política Barroso diz que concorda com dois crimes contarem como um só no julgamento dos atos golpistas
Política

Barroso diz que concorda com dois crimes contarem como um só no julgamento dos atos golpistas

O ministro Luis Roberto Barroso, que deixa a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (29), afirmou neste domingo (30) que é favorável a dois crimes — golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito — contarem como um só no julgamento dos atos golpistas.
Para ele, no entanto, alterar a lei para mexer na duração das penas desses crimes seria “casuísmo”.
“Eu só conversei sobre esse assunto uma vez, em abril, no funeral do papa, que o presidente Lula me convidou a mim e ao presidente da Câmara e do Senado. Tivemos, durante meia hora, quarenta minutos, numa van indo para a basílica de São Pedro, e conversamos sobre essa possibilidade sobre o 8 de janeiro. Não tinha havido ainda julgamento do ex-presidente”, disse Barroso.
O ministro explicou que, já naquela ocasião, defendeu que não seria possível cumular os crimes de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, por se tratarem de condutas sobrepostas.
“Foi o meu voto. Eu disse a eles que concordava que aquela me parecia a melhor solução: dar uma redução de pena. Os bárbaros cumpririam dois anos ou dois anos e meio e sairiam da prisão, o que eu achava de bom tamanho para os que não eram financiadores nem planejadores”, afirmou.
Barroso ressaltou que sua posição é anterior à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e, portanto, não se trata de uma decisão motivada por conveniência.
“Lá atrás eu considerava reduzir as penas do 8 de janeiro fundindo os crimes — o de golpe de Estado e o de tentativa. E acho que, independente de todo julgamento do ex-presidente, não falei isso por casuísmo. Acho razoável.”

Artigos relacionados

Prefeito e vereadores de Turilândia são presos por desvio de recursos

O prefeito de Turilândia (MA), Paulo Curió, está preso preventivamente no Complexo...

Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou, nesta quinta-feira (25), a...

Bolsonaro é submetido à cirurgia para tratamento de hérnia bilateral

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, foi submetido, nesta quinta-feira (25), a...

Lula faz balanço de ações e desafios: “povo brasileiro é vencedor”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento em rede...