domingo , 21 setembro 2025
Lar Política Paulinho da Força diz que conversa com Motta tratou de projeto de anistia 'meio-termo'
Política

Paulinho da Força diz que conversa com Motta tratou de projeto de anistia 'meio-termo'

Paulinho da Força diz que conversa com Motta tratou de projeto de anistia ‘meio-termo’
Após reunião na Residência Oficial da Câmara na manhã desta quinta-feira (18), o deputado Paulinho da Força — anunciado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), como relator do projeto da anistia — afirmou que a ideia é construir um projeto “meio-termo”, que atenda aos interesses da esquerda e da direita, excluindo, assim, uma anistia geral e irrestrita.
“A conversa foi um pouco de prazos, de caminhos, onde vamos procurar construir o projeto, quais são as regras para que a gente possa construir o projeto. A ideia é pacificar o país. Um projeto meio-termo, que não seja nem tanto da esquerda, nem tanto da direita”, afirmou.
Ainda segundo Paulinho, nos próximos dias ele conversará com lideranças para alinhar os principais pontos. O deputado também mencionou que conversará com membros do Supremo Tribunal Federal (STF) em busca dessa pacificação.
Questionado se seu texto beneficiará o ex-presidente Jair Bolsonaro, Paulinho da Força afirmou ainda não saber.
“É isso que vamos conversar, tentar ver o consenso. Eu não sei se o meu texto vai agradar a todos, vai salvar o Bolsonaro. Digamos assim: é isso que nós vamos tentar construir, conversando com todos e tentando ver a possibilidade de ter uma maioria. A princípio, nós vamos ter que fazer uma coisa pelo meio e pensar se isso agrada a todos ou não. Vamos tentar construir a maioria”, argumentou.
Como relator, Paulinho afirmou que a primeira agenda será conversar com governadores como o de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). Para que, na semana que vem, consiga votar o projeto.
“Vou procurar alguns governadores a princípio nesse final de semana, levando em conta que a Câmara não funciona, o Congresso não funciona no final de semana. Conversar então com alguns governadores, com algumas personalidades do Brasil, e na segunda-feira começo a conversar com as bancadas aqui. Se a gente conseguir construir esse texto o mais rápido possível, podemos votar na semana que vem”, ponderou.
Ainda segundo o deputado, o objetivo é que o texto final seja construído com a participação do Senado — um texto único.
Escolha de Motta
O anúncio de Paulinho da Força como relator do projeto de anistia ocorreu antes do término da reunião na Residência Oficial da Câmara. Hugo Motta fez o anúncio nas redes sociais.
“Anuncio que o relator do PL 2162/23 será o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP). Tenho certeza que ele conduzirá as discussões do tema com o equilíbrio necessário”, escreveu Motta em uma rede social.
O parlamentar será responsável por apresentar uma nova versão do projeto de anistia, que teve urgência aprovada na noite de quarta (17) e poderá ser votado diretamente no plenário da Câmara.
Paulinho da Força é considerado um parlamentar com trânsito entre diferentes alas da política e do Judiciário.
O deputado tem interlocução com integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) — especialmente com o relator das ações sobre os atos de 8 de janeiro de 2023, ministro Alexandre de Moraes, de quem é considerado próximo.
O presidente do Solidariedade também tem feito acenos ao centro e duras críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que havia sido apoiado por ele na campanha de 2022.

Artigos relacionados

Manifestantes realizam ato contra PEC da Blindagem e PL da Anistia em Belém

Movimentos de esquerda, artistas e políticos utilizaram as redes sociais para convocar...

PEC da Blindagem: presidente da CCJ do Senado diz que deve pautar texto na próxima quarta-feira 'para sepultar de vez'

O senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente da Comissão de Constituição e Justiça...

Congresso tenta recriar PL do Licenciamento Ambiental com emendas

O Congresso Nacional apresentou 833 emendas à Medida Provisória (MP) do Licenciamento...

Atos contra a PEC da Blindagem e projeto a anistia reúnem manifestantes em Brasília, Salvador e João Pessoa

Atos contra PEC da Blindagem e PL da Anistia Manifestantes realizam atos...