sexta-feira , 19 setembro 2025
Lar Esportes Conmebol admite erro da arbitragem em expulsão de Plata na vitória do Flamengo
Esportes

Conmebol admite erro da arbitragem em expulsão de Plata na vitória do Flamengo

SÃO PAULO, SP, E RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A Conmebol admitiu, nesta sexta-feira (19), que houve um erro de arbitragem na expulsão do atacante Gonzalo Plata, do Flamengo, na vitória por 2 a 1 sobre o Estudiantes pela ida das quartas de final da Copa Libertadores.

“No minuto 81, em uma disputa pela bola, o atacante rubro-negro [Plata] joga a bola. Posteriormente, o defensor de camisa branca [Rodríguez] chuta o pé do atacante e ambos caem ao chão, não configurando infração do atacante. O árbitro observa a ação e sanciona incorretamente o jogador rubro-negro, expulsando por tudo no cartão”, diz trecho de vídeo divulgado nesta sexta-feira pela Conmebol.

Como Plata recebeu o segundo cartão amarelo, o VAR não pôde recomentar a revisão. Apenas a expulsão direta do jogador permitiria uma intervenção do árbitro de vídeo. O VAR também atua em gols, pênaltis e confusão de identidade.

Mesmo assim, a Conmebol divulgou o áudio do VAR, que aponta o lance como “fora da área” e deixa claro que não pode atuar. Caso a dividida fosse dentro da área, o VAR poderia recomendar a revisão por possível pênalti.

VEJA O DIÁLOGO DO VAR

AVAR: segue.
VAR: Possível entrada.
VAR: Para frente, por favor, que está fora.
AVAR: Vai dar cartão e expulsar.
VAR: Volta. Segue à frente.
VAR: Dá-me o close up.
AVAR: Quem chuta?
VAR: O que mostrou?
AVAR: Amarelo.
VAR: Duplo amarelo no 50 (Plata).
VAR: Segue atrás. Segue à frente.
AVAR: Estou vendo pelo reverso.
VAR: Aí não posso entrar.
AVAR: Joga a bola o 50 (Plata).
VAR: Sim, fora da área.
AVAR: Fora da área.
VAR: Não tenho como entrar aí. Vamos.

ARBITRAGEM REVOLTOU O FLAMENGO

“A Conmebol que analise bem o que se passou ali dentro. Um pênalti em nosso favor que é transformado na expulsão do Plata, que além de nos prejudicar neste jogo, vai nos prejudicar para o jogo da volta”, disse José Boto, diretor de futebol.

“O que eu espero é que esse árbitro não apite mais a Libertadores daqui para frente e futuramente. Nossos jogos? Deus o livre. […] O que eu gostaria era um pedido de desculpas e reconhecer o erro. Todo mundo erra, eu também. Se ele reconhecesse, para mim, já estaria tudo certo. Mas já sabemos que isso não vai acontecer”, afirmou o Filipe Luís.

“Olha o lance do Plata, é nítido. Não faz falta em hora nenhuma. Ele (Plata) projetou o pé na bola e o jogador do Estudiantes chuta ele. O que é isso? Dentro da área é pênalti. Ele chutou o Plata, não foi o Plata que chutou ele”, disse Bruno Henrique.

Após ser apresentado no Benfica, José Mourinho disse que treinar o Fenerbahçe foi uma decisão equivocada em sua carreira. O presidente do clube turco, Ali Koç, respondeu lamentando as declarações e afirmou que, apesar da saída conturbada, continuará lembrando o técnico com respeito

Notícias ao Minuto | 11:15 – 19/09/2025

Artigos relacionados

Corinthians: Andrés vence processo contra homem que postou fatura de cartão

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Andrés Sanchez venceu o processo contra Luiz...

Com Agassi de técnico, João Fonseca estreia na Laver Cup

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O tenista João Fonseca faz nesta sexta-feira...

Na bronca com árbitro, Flamengo revive ameaça da vantagem mínima na Libertadores

(UOL/FOLHAPRESS) – Na análise fria, vencer o jogo de ida em casa...

Mourinho chama passagem no Fenerbahçe de erro e presidente rebate crítica

O presidente do Fenerbahçe, Ali Koç, respondeu às críticas feitas por José...