segunda-feira , 29 dezembro 2025
Lar Cidade No último dia, Senado aprova MP que amplia tarifa social de energia
Cidade

No último dia, Senado aprova MP que amplia tarifa social de energia

O Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (17/9), o texto-base do substitutivo da Medida Provisória 1.300/2025 que amplia a tarifa social na conta de luz. O projeto foi aprovado na Câmara às pressas e sob pressão, já que a medida perderia a validade no final do dia desta quarta.

No Senado, foram 49 votos a favor e 3 contra. A Casa vai deliberar, ainda, sobre quatro destaques apresentados pelo Progressistas (PP) e pelo Partido Liberal (PL). Ambas legendas estão em obstrução.

Pelo texto, famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e que consumam até 80 kWh por mês, terão conta de luz gratuita. Trata-se de uma das principais apostas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para alavancar a popularidade.

Texto desidratado para facilitar tramitação

Com o prazo apertado, o texto foi sucessivamente desidratado para facilitar a tramitação. Inicialmente, a MP também propunha mudanças no setor elétrico, como o mercado aberto de energia.

Os trechos sem acordo foram retirados na Comissão de análise, no começo do mês, mas também houveram mudanças na Câmara dos Deputados, como a criação de novas modalidades de tarifas.

O projeto também dá isenção parcial para famílias que tem entre meio e um salário mínimo por pessoa e que consumam até 120 kWh por mês. Ao todo, deverão ser beneficiadas 100 milhões de pessoas, segundo dados do governo.

Artigos relacionados

Fagner volta a Brasília, lugar onde tudo começou, em 24 de outubro

Raimundo Fagner, dono de uma voz “rascante e inconfundível”, tem uma história...

Terremoto de magnitude 7,6 atinge Filipinas e gera alerta de tsunami

Um forte terremoto de magnitude 7,6 atingiu o sul das Filipinas na...

Procuradora que processou Trump é alvo de investigação federal nos EUA

A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, foi acusada de fraude bancária...

Vídeo: filho mantinha mãe idosa em condições insalubres há 15 anos

Agentes da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) resgataram, nesta quinta-feira (9/10),...