quarta-feira , 31 dezembro 2025
Lar Política Trama golpista: expectativa cresce pelo voto de Cármen Lúcia no julgamento
Política

Trama golpista: expectativa cresce pelo voto de Cármen Lúcia no julgamento

Expectativa cresce pelo voto de Cármen Lúcia no julgamento
O extenso voto do ministro Luiz Fux ainda estava em andamento quando as expectativas em Brasília já se voltavam para o voto da ministra Cármen Lúcia, nesta quinta-feira (11). Sempre muito vocal e muito dura nos discursos relacionados à democracia, ela é vista como uma voz decisiva no julgamento.
Na primeira semana do julgamento, inclusive, Cármen Lúcia já havia rebatido um dos advogados de defesa dos réus ao entender que houve tentativa de relativizar a segurança do sistema de votação, de que os votos não seriam auditáveis.
“Vossa Senhoria sabe a distinção entre processo eleitoral auditável e voto impresso, porque repetiu como se fosse sinônimo e não é, porque o processo eleitoral é amplamente auditável no Brasil, passamos por uma auditoria e para que não fique para quem assiste a ideia de que não é auditável. Uma coisa é a eleição com processo auditável, outra coisa é o voto impresso”, disse a ministra ao advogado Paulo Cintra, defensor de Alexandre Ramagem.
Agora, a atenção se concentra nos recados que ela dará em seu voto: se rebaterá Fux, se irá reforçar integralmente a posição do relator Alexandre de Moraes condenando todos os réus e se apresentará divergências.
Juristas, advogados, ministros e políticos aguardam a manifestação da ministra como um momento-chave para medir o tom do Supremo em relação à tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Artigos relacionados

Com crise persistente de soluços, Bolsonaro faz nova cirurgia

O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao centro cirúrgico, na tarde desta terça-feira...

Bolsonaro segue em observação e pode ter alta na quinta-feira

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanecerá em observação, por pelo menos 48 horas,...

Lula veta PL sobre realocação de trabalhadores da Eletrobras

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vetou integralmente o Projeto...

Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou nova crise de soluços e elevação da...