terça-feira , 9 setembro 2025
Lar Cidade CPMI do INSS: senador manda deputado “se foder” e mostra dedo do meio
Cidade

CPMI do INSS: senador manda deputado “se foder” e mostra dedo do meio

O senador Jorge Seif (PL-SC) mandou o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE) “se foder” e mostrou o dedo do meio, durante sessão da CPMI do INSS, nessa segunda-feira (8/9). Os dois participavam do depoimento do ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT).

Confira:

A discussão entre os parlamentares aconteceu enquanto Seif acusava o ex-ministro da Previdência de ter sido omisso durante o esquema fraudulento de descontos indevidos em aposentadorias e pensões, além de ter realizado reuniões com entidades suspeitas.

O senador dizia a Lupi: “O senhor condecorou, com mérito previdenciário, uma quadrilha de vagabundo e ladrão de aposentado. O senhor está de parabéns pela cara de pau”. Nesse momento, Seif foi interrompido por uma reclamação de Gadêlha.

Em resposta, o senador questionou: “Eu te perguntei alguma coisa?”, e seguiu com o xingamento. Depois da confusão, Seif prosseguiu com a fala.


O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.


Na réplica ao senador, o ex-ministro Carlos Lupi lamentou o tom usado por Seif, dizendo que “apesar da agressividade do senhor, eu compreendo ela como um comportamento coerente de quem tem ódio no coração. Tudo que o senhor acusou, afrontou, dirigiu de maneira violenta a minha pessoa, eu respondo com os fatos”.

Parlamentares chegaram a solicitar que a sessão fosse interrompida por quebra de decoro, o que foi negado pelo presidente da CPMI, Carlos Viana (Podemos-MG). Alguns minutos depois da discussão, a sessão foi interrompida por 15 minutos para reunião dos líderes partidários.

Oitiva de Carlos Lupi

Carlos Lupi é o primeiro ex-ministro da Previdência a prestar esclarecimentos à CPMI do INSS. O presidente do PDT chefiava a pasta desde o início do governo Lula 3 e deixou a gestão sob pressão depois da Polícia Federal deflagrar a operação Sem Desconto, afastar servidores do INSS e colocar em dúvida a anuência do ministério a respeito dos descontos.

A saída de Lupi do governo representou um racha no posicionamento do PDT no Congresso Nacional. A bancada da Câmara decidiu deixar a base do governo, enquanto a do Senado permaneceu aliado ao Planalto.

Por acordo entre a cúpula da CPMI, que é da oposição, e a base do governo, os ex-ministros foram convidados e não convocados, como havia sido requerido inicialmente. A mudança representa uma atenuação no peso do requerimento, já que convidados não são obrigados a se apresentar ao colegiado, enquanto convocados, são. Também foi convidado o atual titular da pasta, Wolney Queiroz.

Por outro lado, 12 ex-presidentes do INSS foram convocados a depor. Entre eles, o presidente do INSS na gestão Lupi, Alessandro Steffanutto, que foi afastado durante a operação da PF e foi, posteriormente, demitido por Lula.

Artigos relacionados

Ator debocha após Jojo Todynho ser intimada para audiência com o PT

Tuca Andrada usou as redes sociais para, mais uma vez, alfinetar Jojo...

Mistério: desaparecido é achado, mas família some sem deixar rastros

Um homem que estava desaparecido desde maio de 2022 foi encontrado vivo,...

Jovem de 28 anos morre após enxerto no glúteo em hospital do Rio

A Delegacia do Consumidor (Decon) do Rio de Janeiro abriu investigação para...

Flamengo divulga campanha para que a ONU reconheça a Nação Rubro-Negra

O Flamengo anunciou, nesta terça-feira (9/9), uma campanha para a Organização das...