O Real Gabinete Português de Leitura, instituição histórica lusófona do Rio de Janeiro, foi considerada a oitava biblioteca mais bonita do mundo neste ano. A escolha foi feita pelo programa internacional 1000 Libraries Awards, que organizou a eleição com mais de 200 mil votos de amantes de livros durante dois meses. O patrimônio cultural se situa na rua Luís de Camões, no centro do Rio.
A biblioteca histórica do Rio foi fundada em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses que se preocupavam com a falta de acesso à leitura e queriam um espaço para ler e adquirir conhecimentos. O local só foi inaugurado oficialmente em 1888, devido ao complexo processo arquitetônico no estilo neomanuelino, e se tornou biblioteca pública somente em 1900.
Composto por um acervo de mais de 350 mil obras, incluindo livros, revistas, jornais e manuscritos, a biblioteca do Real Gabinete traz traços revivalistas, inspirados nas construções do reinado de Dom Manuel I em Portugal, no estilo manuelino.
O local apresenta uma fachada externa ornamentada com estátuas de figuras literárias portuguesas. No interior da biblioteca, é possível encontrar galerias de carvalho esculpido, um grande lustre e algumas outras molduras, dando ao espaço uma sensação de um local majestoso.
A primeira edição de “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, compõe a coleção de obras raras da instituição. Manuscritos e autógrafos de escritores da literatura brasileira também fazem parte das artes mais importantes.
As 10 bibliotecas mais bonitas do mundo em 2025, segundo a 1000 Libraries Awards
1- Biblioteca do Trinity College (Dublin, Irlanda)
2-State Library of South Australia (Adelaide, Austrália)
3-Abbey Library of St. Gallen (St. Gallen, Suíça)
4-Duke Humfrey’s Library – Universidade de Oxford (Oxford, Reino Unido)
5-Biblioteca da Abadia de Admont (Admont, Austria)
6-Cuypers Library – dentro do
Rijksmuseum (Amsterdã, Países Baixos)
7-State Library Victoria (Melbourne, Austrália)
8-Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro, Brasil)
9-Wiblingen Abbey Library (Ulm, Alemanha)
10-Biblioteca de Sainte-Geneviève (Paris, França)