domingo , 7 setembro 2025
Lar Cidade Deputado do PL diz que Lupi “vai levar um cacete” na CPMI do INSS
Cidade

Deputado do PL diz que Lupi “vai levar um cacete” na CPMI do INSS

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) disse, aos gritos, que o ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, vai “levar um cacete” quando for depor à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os desvios no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A fala do parlamentar se deu durante a oitiva de Eliane Viegas, diretora de Auditoria de Previdência e Benefícios da Controladoria-Geral da União (CGU), nesta quinta-feira (4/9).

Chrisóstomo acusou Lupi de prevaricação e disse, sem provas, que o ex-ministro sabia a respeito dos desvios em aposentadorias ligadas ao INSS. Lupi deixou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), depois de ser presionado pela operação da Polícia Federal, deflagrada em abril deste ano e que investigou os descontos em aposentadorias e pensões do INSS.

“O ministro Lupi disse aqui numa comissão, perguntei a ele se ele sabia sobre os roubos dos aposentados. Para a sua surpresa, sabe o que ele falou? ‘Eu tinha’. Está vendo? O ministro, doutora? Prevaricou. Brasil, o Lupi prevaricou. Ele vai vir aqui e vai levar um cacete”, declarou Chrisóstomo.


O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23 de abril deste ano e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.


O ex-ministro deve depor à CPMI do INSS na segunda-feira (8/9). Além dele, todos os ministros da pasta dos últimos 10 anos também foram convidados a prestar depoimento. Doze presidentes do INSS foram convocados, incluindo Alessandro Stefanutto, ex-presidente indicado por Lupi e demitido pelos desvios.

Artigos relacionados

Charge do Aroeira

Deborah Secco no Metrópoles Talks em SP: últimos ingressos disponíveis

A atriz e empresária Deborah Secco é a próxima convidada do Metrópoles...

INSS assumiu risco com falhas no controle de descontos, diz CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) apontou falhas no processo de ajuste das...

Alta na Selic faz número de financiamentos imobiliários despencar no DF

O sonho de comprar a casa própria tem sido adiado pela população...