sexta-feira , 5 setembro 2025
Lar Política STF determina que conselheiro do TCE-RJ afastado há quase 8 anos por corrupção retome o cargo
Política

STF determina que conselheiro do TCE-RJ afastado há quase 8 anos por corrupção retome o cargo


STF determina que conselheiro do TCE-RJ afastado há quase 8 anos por corrupção retome o cargo
Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determina que José Gomes Graciosa reassuma a vaga de conselheiro no Tribunal de Contas (TCE) do Rio de Janeiro. Ele foi afastado há quase 8 anos por uma investigação de corrupção dentro do órgão.
Na decisão, o ministro Nunes Marques cita o “excesso de prazo da medida cautelar de afastamento do cargo”, uma vez que ainda não há sentença condenatória. José Gomes Graciosa e a esposa dele são réus no processo por lavagem de dinheiro desde 2021.
O Ministério Público Federal acusou o casal de manter mais de um milhão de francos suíços em contas no exterior, “de forma oculta e dissimulada”.
A acusação ocorreu a partir das operações Descontrole e Quinto do Ouro do MPF com a Polícia Federal.
José Gomes Graciosa e Flávia Lopes Segura Graciosa são investigados por corrupção dentro do TCE-RJ.
Reprodução/GloboNews
Graciosa foi afastado no dia 11 de setembro de 2017. Por conta do tempo passado sem que haja um desfecho no caso, o STF determinou que ele retorne ao cargo.
A defesa dele disse que a decisão “faz justiça a quem há anos busca o reconhecimento de sua inocência. Graciosa aplicou severas sanções às empresas de que foi acusado de receber vantagem indevida, não fazendo sentido que tivesse prejudicado aqueles que, supostamente, o estariam beneficiando”.
O posicionamento enviado ao g1 pelo advogado Marcelo Leal afirma ainda que a acusação “é frágil e sua recondução é apenas um capítulo da devida reparação que há de ser feita”.
Procurado acerca da decisão, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro disse “que não comenta decisões judiciais, apenas as cumpre, observando sempre os princípios constitucionais que regem a Administração Pública.”

Artigos relacionados

'Lema das Forças Armadas é respeitar decisão da justiça', diz Múcio ao ser questionado sobre julgamento de militares no STF

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o comandante do Exército,...

Moraes pede dia extra para julgamento sobre núcleo crucial da tentativa de golpe

Moraes no primeiro dia de julgamento de Bolsonaro por golpe de Estado...

'Qualquer tipo de anistia para quem cometeu crimes contra o Estado Democrático de Direito não pode existir', diz Gleisi Hoffmann

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta sexta-feira...

Lula autoriza uso de R$ 12 bilhões para renegociação de dívidas rurais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta sexta-feira (5), uma...