terça-feira , 2 setembro 2025
Lar Política Moraes autoriza visita de Arthur Lira ao ex-presidente Jair Bolsonaro
Política

Moraes autoriza visita de Arthur Lira ao ex-presidente Jair Bolsonaro


Bolsonaro e Arthur Lira em imagem de arquivo
Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (1º) uma visita do deputado Arthur Lira (PP-AL) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O pedido de autorização para visita foi enviado em nome de Bolsonaro ao ministro do STF. A visita deve ocorrer até as 18h de hoje. Após o encontro, o veículo de Lira terá de passar por revista, conforme regras já estabelecidas por Moraes.
Desde o dia 4 de agosto, o ex-presidente cumpre prisão domiciliar por descumprir determinações judiciais. Bolsonaro pode receber visitas de políticos e amigos, desde que estas sejam autorizadas pelo STF.
“DEFIRO a AUTORIZAÇÃO DE VISITA de Arthur César Pereira de Lira, Deputado Federal, no dia 1/9/2025, até às 18h00, com a observância das determinações legais e judiciais anteriormente fixadas. RESSALTO que, nos termos da decisão de 30/8/2025 acima referida, serão realizadas vistorias nos habitáculos e porta-malas de todos os veículos que saírem da residência do réu”, diz a decisão de Moraes.
A visita foi solicitada na semana em que o STF dá início ao julgamento que pode condenar o ex-presidente e outros sete réus por tentativa de golpe.
Ao g1, Lira afirmou que a ideia da visita partiu dele. O deputado alagoano, no entanto, não informou qual o motivo do encontro.
Entenda como será julgamento de Bolsonaro e mais sete réus
Arthur Lira presidiu a Câmara dos Deputados de 2021 a 2024. Nos dois primeiros anos à frente da Casa Legislativa, Jair Bolsonaro estava no Palácio do Planalto.
Em 2022, Lira apoiou Bolsonaro na disputa presidencial contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que derrotou o político do PL.
Apesar de terem caminhado em lados opostos na última eleição presidencial, Lula e Lira tiveram bom relacionamento nos primeiros dois anos de mandato do petista.
Atualmente, Arthur Lira é o relator do projeto, de autoria do governo Lula, que isenta de Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil.
Promessa de campanha do petista, a proposta é a principal aposta da gestão Lula para fortalecê-lo em uma provável disputa à reeleição em 2026.

Artigos relacionados

Bolsonaro não deve ir à abertura do julgamento da trama golpista, afirmam interlocutores do ex-presidente

Bolsonaro pode ser preso mesmo sem ter assinado nada? O ex-presidente Jair...

Deputada Coronel Fernanda e senadora Leila batem boca e se encararam na CPI do INSS; vídeo

Coronel Fernanda e senadora Leila bateram boca e se encararam após a...

CPMI do INSS aprova pedido de prisão preventiva de envolvidos em escândalo das aposentadorias

CPI do INSS ouve advogado considerado peça chave nas investigações A Comissão...