Uma estética que surgiu com influências da arte surrealista ganha novas interpretações e conquista a indústria da moda com diferentes criadores e utilidades. Trata-se da tendência em que os pés estão “visíveis”, por meio de desenhos ou texturas, mesmo que cobertos, preservando seu formato e anatomia.
Vem saber mais!
A italiana Schiaparelli é a principal representante no universo dos calçados em forma anatômica, com diferentes produtos cujos designs simulam as formas dos dedos humanos. A grife é conhecida pela sua ligação com as artes plásticas desde os trabalhos da fundadora, Elsa Schiaparelli, que mantinha amizade com personalidades como Salvador Dalí.
Confira outros modelos da grife italiana:
No caso dos sapatos em questão, um quadro de René Magritte de 1934, O Modelo Vermelho, parece ser uma das grandes inspirações. Marcas como Balenciaga e Commes des Garçons também exploraram essa estética em lançamentos nos últimos anos.


Dedos pela performance
Outro exemplo, desta vez mais moderno, é o V-Soul, calçado da marca Vibram que foi o quinto produto de moda mais prestigiado no segundo trimestre de 2025, de acordo com a Lyst Index.
Para além da estética, a funcionalidade é a grande questão aqui. O calçado tem os dedos separados a fim de imitar a sensação de estar descalço, mas com proteção. De acordo com a V-Soul, isso aprimora a percepção do solo, ajudando em práticas como ioga, pilates, artes marciais e treino funcional.

