A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), reuniu-se nesta terça-feira (26/8) com o relator do Projeto de Lei do Congresso Nacional 12/2025 que trata de abertura de crédito suplementar para ministérios como o Ministério da Justiça e Segurança Pública e de para reforço de dotações para a Lei Orçamentária vigente.
Segundo Celina, a intenção é obter apoio para que novas nomeações para as forças de segurança do DF estejam presentes no projeto. No total, 1,9 mil pessoas que passaram nos concursos da PCDF e PMDF aguardam nomeação.
Como antecipou a coluna Grande Angular, a intenção do GDF é nomear este grupo na primeira quinzena de novembro.
O relator do PLN é o deputado Vicentinho Júniot (PP-TO). Em um vídeo publicado nas redes sociais, Celina e Vicentinho manifestam apoio às nomeações.
Leia também
Distrito Federal
Mais de 2,3 mil mulheres se alistam para as Forças Armadas no DF
Distrito Federal
Equiparação da PCDF com a PF: Ibaneis diz que, se for preciso, vai até Lula
“Venho pedir uma ajuda para que ele acatassse um pedido do GDF, do governador Ibaneis Rocha (MDB), para que a gente pudesse fazer o provimento das forças de segurança. Já temos a disponibilidade financeira. Tínhamos enviado isso ao governo federal, mas não foi acatado no momento devido à legislação orçamentária”, explicou Celina. O relator afirmou que irá atuar como “soldado da causa”.
A última atualização do texto detalha que o projeto passou pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. Ainda esta semana, o relatório deve ser votado e encaminhamento à Mesa do Congresso Nacional para apreciação.