terça-feira , 4 novembro 2025
Lar Cidade Clima: calor de quase 40ºC e umidade crítica; veja a previsão nesta 5ª
Cidade

Clima: calor de quase 40ºC e umidade crítica; veja a previsão nesta 5ª

De acordo com o Climatempo, a quinta-feira (21/8) será de cenários extremos no país. Enquanto o calor chega a quase 40ºC em várias regiões, áreas do Sul, Centro-Oeste e Norte têm risco de pancadas de chuva. No Nordeste, o destaque é a possibilidade de temporais no litoral. Já no Centro-Oeste e em parte do Sudeste, a baixa umidade do ar preocupa, com índices que podem ficar abaixo de 12%.

Com o afastamento da frente fria, o tempo volta a firmar em boa parte da Região Sul. O sol predomina, mas ainda há chance de pancadas isoladas no noroeste do Paraná durante a tarde.

À noite, instabilidades associadas a um sistema de baixa pressão podem avançar pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também Paraná, ocasionando chuva moderada e risco de temporais localizados. As temperaturas ficam mais amenas, mas chegam a 30°C em algumas áreas.

Veranico em ação

No Sudeste, o tempo firme predomina, com calor em todos os estados. Em cidades do norte e noroeste paulista, os termômetros devem ultrapassar os 35°C, e a umidade relativa do ar pode cair para menos de 20%. A Grande São Paulo e a Região Metropolitana do Rio terão sol e calor, mas também enfrentam ar seco à tarde. O oeste e litoral sul paulista podem registrar pancadas de chuva.

Já no Centro-Oeste, o calor será intenso, com máximas próximas a 40°C. A baixa umidade se agrava, sobretudo em Goiás, Distrito Federal e nordeste de Mato Grosso, onde os índices podem cair abaixo de 12%.

Brasília segue há mais de dois meses sem chuva significativa. Apenas áreas isoladas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem ter pancadas de chuva, com risco de raios no sul sul-mato-grossense.

A mudança nas temperaturas se dá em função de uma massa de ar seco nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, que promete se intensificar e estender sua presença pelos próximos cinco dias, o que é chamado de veranico, ou seja, um período quente dentro de uma estação fria, que permite aquele calor.

Cenário chuvoso

Enquanto isso, no Nordeste, a entrada de umidade do oceano mantém a chuva no litoral de Alagoas, Sergipe e Pernambuco, com risco de temporais em Maceió e chuva forte em Aracaju.

Também pode chover entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte, além do litoral sul da Bahia. No interior, o calor predomina e o alerta é para baixa umidade em áreas do oeste da Bahia, de Pernambuco, sul do Piauí e Maranhão.

No Nordeste, em algum momento, a chuva pode ser um pouco mais moderada, mas nada com volume significativo. Na região, o que segue em destaque é a nebulosidade, gerada pelo centro de alta pressão que está atuando e causando bloqueio atmosférico.

Por fim, a chuva se concentra no Amazonas e em Roraima, com possibilidade de pancadas fortes localizadas. No Amapá, a instabilidade é fraca e isolada. Em Rondônia, o destaque é o calor: os termômetros devem superar os 35°C.

Artigos relacionados

Fagner volta a Brasília, lugar onde tudo começou, em 24 de outubro

Raimundo Fagner, dono de uma voz “rascante e inconfundível”, tem uma história...

Terremoto de magnitude 7,6 atinge Filipinas e gera alerta de tsunami

Um forte terremoto de magnitude 7,6 atingiu o sul das Filipinas na...

Procuradora que processou Trump é alvo de investigação federal nos EUA

A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, foi acusada de fraude bancária...

Vídeo: filho mantinha mãe idosa em condições insalubres há 15 anos

Agentes da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) resgataram, nesta quinta-feira (9/10),...