quinta-feira , 11 setembro 2025
Lar Política É #FAKE que vídeo mostre tropas dos Estados Unidos a caminho da América Latina para combater cartéis; clipe usa gravações antigas
Política

É #FAKE que vídeo mostre tropas dos Estados Unidos a caminho da América Latina para combater cartéis; clipe usa gravações antigas


É #FAKE que vídeo mostre tropas dos EUA a caminho da América Latina para combater cartéis de drogas
Reprodução
Embora seja verdade que os Estados Unidos começaram a enviar tropas à América Latina para combater cartéis na região, um vídeo que circula em redes sociais alegando mostrar a movimentação das Forças Armadas americanas é #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é a publicação falsa?
A publicação começou a circular no WhatsApp na sexta-feira (15), um dia depois de os Estados Unidos terem começado a enviar tropas para a América Latina para enfrentar ameaças de cartéis de drogas na região (entenda ao final desta reportagem).
Mas o post exibe imagens antigas, mostrando o deslocamento de equipamentos militares em navios, aviões e helicópteros. A legenda, no entanto, omite que não se trata de material recente e diz: “Estados Unidos demonstram força em vídeo de tropas indo a caminho da América Latina combater os cartéis de drogas”.
O conteúdo é acompanhado de um áudio (em inglês) que não cita países ou grupos criminosos da região, mas, sim, os seguintes nomes: Irã, Rússia, China, Coreia do Norte, Estado Islâmico e Al-Qaeda. A locução menciona que os militares americanos são “uma máquina poderosa que não será intimidada nem recuará” e alerta que haverá consequências severas para quem atacar o país.
A parte final do áudio mistura o som do discurso com a introdução da música “Superhero”, do DJ Metro Boomin.
⚠️ Por que isso é mentira?
Para chegar à origem do áudio usado no post mentiroso, o Fato ou Fake usou a plataforma Pinpoint e extraiu as palavras exatas ditas em inglês no material.
Em seguida, foi feita uma pesquisa por esses termos no Google. A busca levou, finalmente, a um discurso do militar americano David G. Bellavia, publicado em 27 de junho de 2019 no canal oficial das Forças Armadas americanas no YouTube. No pronunciamento, não há qualquer referência à ida de tropas em direção à América Latina ou ao combate a cartéis de drogas.
Já para encontrar as cenas usadas fora de contexto, o Fato ou Fake utilizou ferramenta InViD, que segmenta o vídeo em diversos frames (imagens estáticas).
Depois, foi feita uma busca reversa por algumas dessas “fotos” em motores de busca (como Google Lens e TinEye). O processo revelou que trechos do vídeo estão publicados na internet pelo menos desde 2017, 2018 e 2023.
📌 Como foi ordem de Trump contra cartéis?
Segundo o jornal “The New York Times”, Donald Trump ordenou que as tropas americanas mirem grupos no México e na Venezuela, como o Tren de Aragua e o MS-13, e a operação contemplaria ações em solo, por mar e ataques aéreos. O Brasil não está incluindo, inicialmente, entre os alvos.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, minimizou a ordem de Trump. Disse que foi informada sobre isso e garantiu que não haveria operações militares dos EUA no país.
A investida de Trump contra os cartéis estrangeiros pode enfrentar barreiras legais, já que, normalmente, o Congresso dos EUA tem de autorizar ações militares no exterior.
É #FAKE que vídeo mostre tropas dos EUA a caminho da América Latina para combater cartéis de drogas
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Artigos relacionados

O elo do bolsonarismo com ativista conservador morto Charlie Kirk

“No Brasil, existe um evento chocante e horrível acontecendo. Lembrem-se que em...

Em 2023, Fux chamou 8 de janeiro de atos criminosos contra a democracia

Em agosto de 2023, ao votar pela suspensão de uma lei que...

Voto de Fux foi além do que colegas imaginavam e Cármen Lúcia deve formar maioria pela condenação de Bolsonaro

Depois do longo voto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz...

Projeto que derruba regras sobre aborto legal em crianças avança na Câmara

O projeto que visa derrubar resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança...