domingo , 28 dezembro 2025
Lar Política Lula defende perda de mandato de congressistas que ocuparam Mesas Diretoras de Câmara e Senado
Política

Lula defende perda de mandato de congressistas que ocuparam Mesas Diretoras de Câmara e Senado


Veja momento em que deputado Zé Trovão barra entrada de Hugo Motta à mesa da Câmara
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (8) que os deputados e senadores que ocuparam as mesas diretoras de Câmara dos Deputados e do Senado Federal deveriam perder os mandatos.
“E você, Petecão, por favor, não assine o pedido de impeachment do Alexandre de Moraes porque ele está garantindo a democracia. Quem deveria ter o impeachment são esses deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para não permitir que funcione a Câmara e o Senado, verdadeiros traidores da pátria”, afirmou.
O presidente deu a declaração durante evento de anúncio de investimentos do governo federal no Acre e dirigiu a fala ao senador Sérgio Petecão (PSD-AC).
Nesta semana, deputados e senadores de oposição ocuparam as mesas da Câmara e do Senado como resposta à decretação da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Parlamentares bolsonaristas pressionam o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) para pautar o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e colhem assinaturas de senadores em apoio ao movimento.
Alexandre de Moraes e Lula foram alvos de plano de assassinato.
Getty Images via BBC
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), falou com exclusividade ao blog da jornalista Andreia Sadi que a decisão cabe a ele, no exercício de suas prerrogativas constitucionais.
Segundo Alcolumbre, o impeachment de um ministro do STF não é “uma questão meramente numérica, mas de uma avaliação jurídico-politica que envolve justa causa”.
Críticas aos parlamentares e reeleição
Lula também afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “abriu uma lâmpada, a lâmpada mágica, não saiu o Aladim, saiu o que tinha de podre nesse país para política”.
“Só ver o nível do Senado e da Câmara agora. Deputado vai lá e não faz mais discurso, pega o celular, grava a cara dele, fala uma bobagem e acha que está sendo deputado ou senador. Não é possível, gente”, disse Lula.
No evento, o presidente Lula voltou a dizer que se tiver condições de saúde, será candidato em 2026.
“Aqueles crápulas não voltarão jamais a governar esse país. Porque esse país precisa acabar com o ódio que está impregnado na sociedade brasileira… Não tinha essa raiva”, afirmou Lula.

Artigos relacionados

Bolsonaro passa por cirurgia após crise de soluço

Os médicos particulares de Jair Bolsonaro informaram que o ex-presidente passou por...

Deputado vai à Justiça para derrubar “gratificação faroeste” no Rio

A validade da chamada “gratificação faroeste” no estado do Rio de Janeiro,...

Bolsonaro fará novo procedimento para tratar soluço na segunda-feira

Os médicos particulares de Jair Bolsonaro informaram que o ex-presidente passou por...

Lula lamenta morte de Mãe Carmen; “liderou terreiro com muito amor”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, na noite desta sexta...