A Polícia Federal (PF) faz uma varredura na aeronave da companhia aérea Azul que desviou o destino para Brasília nesta quinta-feira (7/8) após uma ameaça de bomba. O voo de número AD4816 decolou de São Luís às 18h27 e tinha previsão de pouso às 21h30 no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), mas alternou para a capital federal. Os passageiros conseguiram desembarcar em segurança.
“A PF realiza varredura antibombas na aeronave para verificar a eventual existência de artefatos explosivos e apura a autoria da ameaça”, diz nota da PF divulgada à imprensa.
A aeronave declarou emergência, utilizando o código “mayday”, que significa a necessidade de um auxílio imediato. O site de monitoramento de aeronaves Flight Aware exibe a rota do voo e fica claro o momento em que há o desvio de rota para Brasília (foto em destaque).
A Azul enviou uma nota ao Metrópoles, na qual confirmou o caso. A companhia também disse que a mudança de destino foi “devido a questões de segurança envolvendo ameaça de artefato a bordo”. Ainda na nota, a empresa disse que vai prestar assistência aos passageiros do voo.
Até o momento, não está confirmado se há, de fato, uma bomba no interior do avião. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) também foi acionada para colaborar com os trabalhos de segurança no Aeroporto Internacional de Brasília.
A Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, informou que acionou o plano de contingência do aeroporto.
A reportagem acionou a Força Aérea Brasileira (FAB) para saber se houve alguma notificação sobre o fato, mas ainda não houve resposta.