quinta-feira , 7 agosto 2025
Lar Política Leite credita à família Bolsonaro a imposição de tarifas de 50% à compra de produtos brasileiros
Política

Leite credita à família Bolsonaro a imposição de tarifas de 50% à compra de produtos brasileiros


Entenda o impacto do tarifaço de Donald Trump para o agro do Brasil
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), afirmou nesta quarta-feira (6) que está muito “clara” a responsabilidade da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação à sobretaxa de 50% por parte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros.
“Está muito clara que a responsabilidade maior da imposição desse sacrifício ao Brasil está na família Bolsonaro”, disse Leite a jornalistas.
Eduardo Leite deu a declaração após reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin (PSB), na sede do ministério, em Brasília.
“Eles próprios avocam essa responsabilidade. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) admite isso”, acrescentou o governador.
Eduardo Leite
Reprodução
Por outro lado, ele apontou que falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com discursos “antiamericanos” também contribuíram para a instauração de um ambiente de “animosidade”.
“Não dá para negar, muitas manifestações feitas pelo presidente Lula colaboraram para criar um ambiente de animosidade, seja discursos antiamericanos, críticas ao dólar, dentre outras manifestações, que não colaboraram para a melhor relação diplomática”, ponderou Leite.
RS é um dos mais afetados
Eduardo Leite levou ao vice-presidente preocupação com alguns setores produtivos do Rio Grande do Sul.
Segundo ele, os impactos do tarifaço no estado vão recair, principalmente, sobre os produtos de metal, na produção de armas e munições, setor coureiro calçadista e produtos de madeiras.
Ao ser perguntado se o vice-presidente apresentou alguma medida para assegurar empregos, ele disse que foi informado, apenas, que um “pacote robusto” está sendo desenhado.
“Ele elencou alguns itens, mas não tenho condições de falar. Próprio governo que vai falar sobre as medidas, mas me parece que medidas que foram tomadas tanto na pandemia como nas enchentes do RS são exemplos de políticas públicas podem ser adotadas em favor das empresas mais afetadas”, informou.
O governador também relatou que o vice-presidente segue em tratativas com representantes do governo americano insistindo por novas exceções ao tarifaço e pela revisão da tarifa.

Artigos relacionados

Fim do foro privilegiado une apoiadores de Bolsonaro a deputados da base para atrasar investigações de emendas

Ou seja, os casos de investigações em curso no Supremo Tribunal Federal,...

Líderes escanteiam Motta, recorrem a Lira e fazem acordo para blindar deputados

Negociação foi a que permitiu o fim da ocupação da presidência da...

empresários dizem que mais da metade dos produtos exportados aos EUA terão taxa de 50%

▶️Os setores com maior número de produtos exportados afetados pela sobretaxa combinada...

China diz que está disposta a trabalhar com o Brasil para superar ‘incertezas externas’

A China, maior parceira comercial do Brasil, buscou se posicionar como aliada....