terça-feira , 5 agosto 2025
Lar Cidade Metrópoles é finalista do Prêmio de Excelência Jornalística da SIP
Cidade

Metrópoles é finalista do Prêmio de Excelência Jornalística da SIP

O Metrópoles está entre os finalistas da edição de 2025 do Prêmio de Excelência Jornalística promovido pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).

O portal disputa a honraria com outros nomes de peso, como El País, Clarín e La Nácion. O prêmio é destinado aos melhores trabalhos jornalísticos produzidos por veículos de comunicação da América Latina, da América do Norte, da Espanha e do Caribe.

A série de reportagens Farra do INSS, de autoria do diretor da sucursal de SP, Fabio Leite, e do repórter Luiz Vassalo, foi escolhida para concorrer na categoria Jornalismo em Profundidade. A categoria premia investigações jornalísticas que tenham produzido relevante impacto social.

Nesse caso, o esforço jornalístico conseguiu desmascarar “associações fantasmas” que, por meio de fraudes, realizavam descontos indevidos diretamente no contracheque de aposentados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

As informações levantadas pelo Metrópoles serviram de base para a Operação Sem Desconto, deflagrada em abril de 2025 pela Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU). O então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi afastado do cargo por ordem judicial, bem como outros cinco servidores, e demitido no mesmo dia pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Com a operação policial, que cumpriu mais de 200 mandados de busca e apreensão em várias cidades do país, a farra do INSS se tornou um escândalo nacional. O INSS suspendeu todos os descontos associativos, e o então ministro da Previdência, Carlos Lupi, viu-se obrigado a pedir demissão, pressionado por ter sido omisso durante o auge da farra dos descontos.

O escândalo do INSS abriu crise no governo Lula e mobilizou parlamentares da oposição (e até da situação) a assinarem pedido de instalação de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) no Congresso para investigar as fraudes. O governo agora se dedica a devolver aos aposentados os descontos indevidos.

Quinta indicação

Esta é a quinta vez na história que o Metrópoles é finalista do Prêmio de Excelência Jornalística promovido pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). Em 2024, a reportagem Estradas de Papel foi considerada a melhor na categoria Cobertura Noticiosa de Atualidade.

O Metrópoles já conquistou quatro vezes o Prêmio de Excelência Jornalística.

Em 2023, a matéria Ouro Líquido levou a categoria Cobertura de Notícias na Internet. Em 2021, a matéria Carros-fortes, homens indefesos levou a categoria Cobertura de Notícias na Internet, e a reportagem Meninos-soldados: a infância a serviço do tráfico de drogas recebeu menção honrosa por Cobertura de Notícias para Celular. Na edição anterior, a matéria O Levante dos Ribeirinhos levou a categoria Meio Ambiente.

Artigos relacionados

CLDF: sessão Plenária é retomada com debates sobre taxação e Bolsonaro

A primeira sessão Plenária do segundo semestre de 2025 que retomou as...

“Inadmissível”: Carreta Furacão critica banda CPM 22 após show em SP

O grupo Carreta Furacão criticou a banda de rock CPM 22 após...

3 chás que ajudam aliviar as gases e atuam na limpeza do cólon

Depois de esclarecer como a chia, o brócolis, a cúrcuma e a...

Bolsonaristas nos EUA: improváveis sanções a mais membros do STF agora

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) radicados nos EUA dizem ser improvável...