Diversas espécies de aves são reconhecidas por suas penas coloridas e vibrantes. Mas o que talvez você não saiba é que os pássaros enxergam o mundo mais colorido do que os seres humanos. Eles têm a capacidade de ver cores que estão fora da percepção humana, como a ultravioleta (UV).
A visão aguçada das aves se deve à estrutura de seus olhos. Tanto humanos quanto pássaros possuem dois tipos principais de células que captam a luz: os bastonetes e os cones. Um ajuda a enxergar em ambientes com pouca luz, o outro é responsável por captar as cores.
A diferença é que nós temos três tipos de cones, sensíveis às cores azul, verde e vermelha. Já as aves têm quatro tipos, sendo um cone extra sensível à luz ultravioleta. Essa quarta estrutura ocular dá aos animais a capacidade de perceber padrões e cores que humanos não conseguem ver.
Os pássaros ainda possuem estruturas especiais em seus olhos, como filtros de óleo nos cones, que aumentam a diferença entre cores semelhantes, possibilitando um espectro visual extremamente refinado.
Visão afiada
Através da visão ampliada, as aves conseguem ver detalhes escondidos em flores, penas de outros pássaros, insetos e até diferenciar tons de ovos. Algumas espécies utilizam a cor ultravioleta para identificar possíveis parceiros. Plumagens que parecem comuns aos nossos olhos podem brilhar intensamente sob a visão dos pássaros.
“Na mesma espécie, machos com cores mais intensas podem significar um parceiro mais forte, e cores menos intensas podem dar sinais que a fêmea tem a idade mais avançada. Todas essas diferenças de cores são percebidas pela luz ultravioleta”, diz o professor de ciências biológicas Flavio Mucio Pinheiro de Araújo, do Colégio Marista João Paulo II, em Brasília.
Vantagens da visão dos pássaros
- A visão aguçada das aves ajuda a detectar alimentos, como insetos que refletem luz ultravioleta.
- A vantagem evolutiva também auxilia na identificação de predadores camuflados.
- A visão permite aos pássaros reconhecer ovos de pássaros intrusos, que depositam seus filhotes em ninhos alheios para garantir um local seguro.
Vantagem varia de acordo com a espécie
Nem todos os pássaros enxergam da mesma forma. Aves diurnas, que costumam ser mais ativas durante o dia, possuem maior quantidade de cones, tendo a percepção de cores mais apurada.
Já as noturnas, como corujas e bacuraus, necessitam da captação de luz em ambientes escuros, por isso têm mais bastonetes e enxergam melhor no escuro, mas com menos percepção de tons.
Aves aquáticas também desenvolveram adaptações importantes. Através de estruturas voltadas à água, esses animais conseguem enxergar com nitidez tanto no ar quanto debaixo d’água, auxiliando na detecção de alimentos e na localização de predadores.
Segundo o biólogo João Paulo Alencar, pesquisador da Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo, as aves, em geral, são muito orientadas visualmente.
“A capacidade de enxergar um espectro maior de cores é uma adaptação que as favorece em diversos níveis, tanto na comunicação entre elas quanto para detecção de alimentos. Por exemplo, muitas flores emitem UV em padrões que são atraentes para beija-flores”, explica.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!