Lar Cidade Lula e Trump podem se encontrar duas vezes ainda em 2025; veja quando
Cidade

Lula e Trump podem se encontrar duas vezes ainda em 2025; veja quando

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode se encontrar em ao menos duas ocasiões ainda em 2025 com o presidente dos Estados Unidos, e Donald Trump. Os encontros teriam como pano de fundo a tarifa de 50% imposta pelo líder norte-americano aos produtos brasileiros. A taxa entra em vigor em 1° de agosto.

Trump, tarifas, Brasil e Bolsonaro

  • Trump tem ameaçado o mundo com a imposição de tarifas comerciais, desde o início do mandato, e tem dado atenção especial ao grupo do Brics e ao Brasil.
  • O presidente norte-americano chegou a ameaçar taxas de 100% aos países-membros do bloco que não se curvarem aos “interesses comerciais dos EUA”.
  • Após sair em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Trump impôs 50% de tarifas sobre exportações brasileiras para os EUA.
  • O líder norte-americano alegou que o Brasil não está “sendo bom” para os EUA e afirmou que existe déficit para seu país no comércio bilateral, o que não é verdade.

Os encontros podem ocorrer durante dois fóruns internacionais: a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que será realizada em Nova York (EUA), de 9 a 23 de setembro de 2025; e a Cúpula de Líderes do G20, marcada prevista para acontecer em Joanesburgo (África do Sul), de 22 a 23 de novembro.

Tradicionalmente, o Brasil é o primeiro a discursar na Assembleia Geral da ONU. Nos últimos anos, Lula tem reforçado a importância de defender a democracia e as instituições democráticas. Nesta semana, durante um evento no Chile, Lula voltou a destacar esse tema.

Leia também
  • Brasil

    STF adia cúpula do Judiciário do Brics em meio a embate com Trump
  • São Paulo

    Tarcísio fica no interior e faltará a novo evento de Lula em São Paulo
  • Brasil

    Lula chama Bolsonaro de “fujão” e diz que ele “se borrou todo”
  • Brasil

    Lula diz que, se Trump estiver “trucando”, está pronto para “pedir 6”

“O que nós estamos percebendo nesse primeiro quarto do século é que a democracia está perdendo espaço, não para o socialismo, mas para a extrema direita, com comportamento nazista, fascista, que não respeita a relação civilizada entre os iguais e desiguais”, pontuou Lula.

Neste ano, a expectativa é de que uma nova reunião de presidentes aconteça às margens da Assembleia Geral da ONU.

A presença de Lula nos eventos, no entanto, ainda não está confirmada. O presidente tem concentrado esforços na organização da COP30, que será realizada em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro.

No G7, em junho, chegou a haver expectativa de um primeiro encontro entre os dois presidentes, mas Trump deixou a reunião antes do encerramento. Segundo a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, o republicano deixou o encontro por causa do conflito entre Irã e Israel.

Lula diz que Trump não quer conversa

O presidente disse na quinta-feira (24/7) que o presidente norte-americano não quer conversa com o Brasil para negociar as tarifas. Também fez uma analogia entre o comércio do Brasil com os Estados Unidos e o jogo de truco, afirmando que está pronto para dobrar a aposta contra o republicano.

“Ele não quer conversar, se ele quisesse conversar ele pegava o telefone e me ligava. […] Com todo mundo eu converso, mas ele não quis conversar… Então o que acontece? Ele nos deu até o dia 1º [de agosto]. Se nós não dermos a resposta no dia 1º, ele vai taxar o nosso comércio em 50%. Quero contar uma coisa para vocês: eu não sou mineiro, mas eu sou bom de truco e, se ele estiver trucando, ele vai tomar um seis”, disse.

O republicano cita como motivação para a taxação o chamou de “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro (PL) , alvo de ações no Judiciário. Lula, por outro lado, tem defendido que Trump respeite as instituições democráticas brasileiras e que o chefe da Casa Branca desconhece os problemas domésticos do Brasil.

Artigos relacionados

Trio de mulheres mata desafeto a facadas no Setor Comercial Sul

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu, na noite de sábado (26/7),...

Beyoncé reúne as Destiny’s Child em último show da turnê Cowboy Carter

Beyoncé encerrou a turnê Cowboy Carter de uma maneira épica. Na noite...

Lady Gaga planeja retorno ao Brasil em 2026 para novos shows, diz site

Lady Gaga está negociando voltar ao Brasil em 2026. A cantora pretende...

Após reclamar de Tarcísio, Eduardo Bolsonaro critica Ratinho Jr.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou neste domingo (27/7) o governador...