quarta-feira , 10 setembro 2025
Lar Política Câmara dos Deputados nega que tenha desligado ar-condicionado em reunião da oposição
Política

Câmara dos Deputados nega que tenha desligado ar-condicionado em reunião da oposição


Em meio a obras na Câmara, Motta proíbe comissões convocadas durante recesso
A Câmara dos Deputados negou nesta terça-feira (22) que tenha desligado o sistema de ar-condicionado durante uma reunião convocada por parlamentares da oposição em comissões da casa comandada pelo Partido Liberal.
A acusação foi feita pela deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC), que afirmou nas redes sociais que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), impediu o funcionamento do equipamento. Segundo ela, uma assessora chegou a passar mal por causa do calor.
“Hugo Motta não permitiu nem ligar o ar-condicionado da sala de reunião da comissão. Minha assessora quase desmaiou”, escreveu a deputada em um post nas redes sociais.
Em nota, a assessoria da presidência da Câmara afirmou que não houve qualquer solicitação para desligamento do sistema de climatização e que o ar-condicionado foi ligado normalmente às 8h da manhã, uma hora antes da reunião marcada.
“O presidente Hugo jamais faria isso. O setor de climatização da Câmara negou qualquer tipo de solicitação para desligamento do sistema e reafirmou que está funcionando normalmente. O que pode ter ocorrido é ter demorado para funcionar ou a sala estar muito cheia”, diz o comunicado.
Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, em Brasília, em 02/04/2025
Ueslei Marcelino/Reuters
Oposição queria reunião no recesso
A denúncia ocorreu após a oposição tentar realizar reuniões das comissões de Segurança Pública e de Relações Exteriores, ambas presididas por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), durante o recesso parlamentar.
Os encontros tinham como objetivo aprovar moções de apoio ao ex-mandatário, em reação às medidas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como o uso de tornozeleira eletrônica e restrições à comunicação e recolhimento noturno de Bolsonaro.
Hugo Motta proibiu a realização de reuniões de comissões na Câmara dos Deputados durante o recesso, o que frustrou a tentativa de reunião da oposição.
Após a decisão do presidente, em protesto, deputados da oposição que estavam no local para as sessões estenderam uma faixa de apoio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Artigos relacionados

Câmara aprova urgência para votar vale-refeição para entregadores

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10), por 300 votos favoráveis e...

Fux vota para absolver o ex-comandante da Marinha Almir Garnier do crime de organização criminosa

Almirante Almir Garnier, durante interrogatório no STF Ton Molina/STF O ministro Luiz...

Oposição na Câmara espera ‘reforço’ de Tarcísio em Brasília para tentar destravar anistia na próxima semana

A oposição tenta avançar com uma proposta de anistia mais ampla, que...

Na CCJ, Zambelli e aliados tentam desacreditar hacker que invadiu CNJ

Para tentar salvar o mandato, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e...