A atriz e influenciadora Antonia Fontenelle gerou controvérsia nas redes sociais ao se pronunciar sobre a morte de Preta Gil, nesse domingo (20/7). Em uma publicação emocionada, mas com tom ambíguo, Fontenelle afirmou perdoar a artista por desentendimentos passados, citando “açoites” por questões políticas.
“Preta, eu te perdoo por todas as vezes que fui fortemente açoitada pelos seus com o seu aval, por questões políticas. A Preta que carrego em meu coração é a Preta desse vídeo e de tantos outros momentos alegres. Você foi gigante, raçuda… Descansa em paz”, escreveu.
A mensagem dividiu opiniões. Enquanto alguns seguidores elogiaram o gesto de perdão, muitos apontaram que o momento de luto não seria apropriado para relembrar desavenças. “Pedir perdão é bonito, mas fazer isso no anúncio da morte soa mais como autoexaltação”, comentou uma internauta. Outro questionou: “Isso é homenagem ou acerto de contas?”
Preta morreu aos 50 anos, após uma longa e difícil batalha contra o câncer. A morte foi anunciada em primeira mão pela colunista Fábia Oliveira, do Metrópoles. Segundo a jornalista, a cantora estava prestes a embarcar de volta ao Brasil em uma UTI aérea, como havia solicitado a amigos e familiares.
De acordo com pessoas próximas, o desejo de Preta era retornar à sua terra natal ao saber que a doença havia se espalhado, mesmo após meses de tratamento intensivo.