A brasileira Carolina Bianchi recebeu, neste sábado (19/7), o prêmio Leão de Prata da Biennale di Danza di Venezia, o 19° Festival Internacional de Dança Contemporânea que acontece em Venice, na Itália.
Carolina foi reconhecida pelo trabalho como artista, diretora, escritora e criadora de imagens. O evento definiu a brasileira como “extraordinária” e destacou a capacidade dela de usar o corpo como elemento central no próprio trabalho, “criando experiências altamente pessoais, viscerais e coreográficas que nos tocam e desafiam”.
4 imagensFechar modal.
1 de 4
Seu trabalho de maior destaque é Trilogia Cadela Força
Instagram/ Redes Social2 de 4
Carolina Bianchi é nascida em Porto Alegre e atua como diretora de teatro, escritora e performer
Instagram/ Redes Social3 de 4
Brasileira vence prêmio de dança em festival internacional
Instagram/ Redes Social4 de 4
Carolina Bianchi
Instagram/ Redes Social
Quem é Carolina Bianchi
- Carolinha Bianchi é uma escritora, diretora de teatro e perfomer nascida em Porto Alegre.
- Segundo a própria apresentação, seu trabalho aborda a perspectiva de crise, criando reflexões sobre assuntos como violência sexual e história da arte.
- As encenações dela mesclam diversas referências da literatura e pintura, focando na violência por meio de textos e corpos que encarnam gestos sensoriais e performáticos.
Ela é diretora do coletivo Cara de Cavalo, sediado em São Paulo, e seu trabalho de maior destaque é a Trilogia Cadela Força. O capítulo 1, chamado A noiva e o Boa Noite Cinderela, chegou a ser premiado no Festival de Avignon, em 2023.
Junto de Carolina, a bailarina e coreógrafa norte-americana Twyla Tharp também foi premiada, recebendo o Leão de Ouro por toda a carreira. Twyla é um dos grandes nomes da dança contemporânea do século XX.
Leia também
Cinema
Brasileiro ganha prêmio de melhor ator em festival em Cannes
Grande Angular
Prêmio Engenho de Comunicação de 2025 será no Teatro Nacional
Brasil
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 46 milhões. Veja dezenas sorteadas
Distrito Federal
Concurso de fotografia amadora e profissional terá R$ 3 mil em prêmios
O 19° Festival Internacional de Dança Contemporânea começou no último dia 17 de julho e acontecerá até o dia 2 de agosto.