segunda-feira , 3 novembro 2025
Lar Economia Moraes esclarece que IOF não terá cobrança retroativa
Economia

Moraes esclarece que IOF não terá cobrança retroativa

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), esclareceu nesta sexta-feira (18) que não haverá cobrança retroativa do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de instituições financeiras e contribuintes. O magistrado liberou o aumento do tributo, salvo a cobrança sobre operações do “risco sacado”, no último dia 16.

A decisão previa a possibilidade de cobrança retroativa do IOF referente ao período de 4 a 16 de julho, período em que todas as decisões sobre o imposto foram suspensas. Na quinta-feira (17), a Receita Federal dispensou os bancos do pagamento retroativo, mas informou que ainda analisaria a situação dos contribuintes.

O ministro esclareceu a decisão a pedido da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), que pediu a revisão da ordem, argumentando que a retroatividade da decisão ocasionaria “dificuldade técnica” e “óbice à estabilidade do ambiente negocial”.

VEJA TAMBÉM:

  • Operação da PF pode reforçar sanções dos EUA contra Brasil: arsenal de Trump é grande

Moraes destacou que “permitir a prevalência da exação fiscal pelo período correspondente à eficácia da primeira decisão impactaria na segurança e estabilidade de relações jurídicas e econômicas”.

“Em respeito ao princípio da segurança jurídica, convém esclarecer que no período compreendido pela suspensão da eficácia do decreto presidencial não se aplicam retroativamente as alíquotas majoradas”, decidiu Moraes.

O governo Lula (PT) editou um decreto para aumentar o IOF, que foi derrubado por decisão do Congresso. Em meio ao impasse, o ministro suspendeu as decisões do Executivo e do Legislativo no dia 4 de julho. Como os Poderes não chegaram a um acordo, Moraes decidiu a questão na quarta-feira (16), declarando constitucional a maior parte do decreto presidencial, salvo a cobrança sobre operações do “risco sacado”.

Artigos relacionados

Receita aperta o cerco ao aluguel com “CPF dos imóveis”

A Receita Federal intensifica o cerco à informalidade no mercado imobiliário com...

o cerco da Receita a aluguéis informais

A partir de 2026, proprietários que alugam imóveis informalmente enfrentarão um cerco...

China vai dar autorização especial ao Brasil para imporat chips

Fabricantes brasileiros do setor automotivo poderão receber uma autorização especial do governo...

Brasil deve propor aumento de fluxo comercial em acordo com Trump

O governo Lula discute internamente que propostas pode fazer a Donald Trump...