segunda-feira , 3 novembro 2025
Lar Economia Moraes derruba veto do Congresso ao IOF; veja as reações
Economia

Moraes derruba veto do Congresso ao IOF; veja as reações

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que restabelece o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), provocou forte reação da oposição no Congresso.

Em nota oficial divulgada nesta quarta-feira (17), o líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), classificou a medida como “inconstitucional, autoritária” e um “atropelo ao Congresso Nacional”. Segundo ele, a decisão “penaliza diretamente o cidadão comum” e representa “mais um capítulo vergonhoso do desrespeito institucional que vem se tornando rotina no Brasil”.

Moraes atendeu a pedido do governo federal para manter os efeitos de um decreto presidencial que aumentava as alíquotas do IOF. O Congresso havia sustado o decreto, mas a decisão judicial reverteu essa deliberação legislativa.

Para Zucco, o STF tem atuado para “atender ao apelo desesperado de um governo que não consegue cortar gastos”, empurrando mais tributos à população. Ele também acusa o Judiciário de “desprezar os freios e contrapesos republicanos”, reforçando uma suposta aliança com o Executivo para ignorar a vontade popular expressa pelo Parlamento.

Na mesma direção que Zucco, a deputada Bia Kicis (PL-DF) afirmou que o STF “deu um golpe contra o povo brasileiro, contra a democracia e contra o Congresso Nacional” ao derrubar o veto do IOF. A fala foi proferida na Câmara.

Em resposta, o Ministério da Fazenda divulgou nota apoiando a decisão de Moraes. A pasta afirmou que o ministro formou seu juízo “de forma sóbria” após ouvir as partes envolvidas. E destacou que a medida “reafirma as prerrogativas constitucionais” e “contribui para a harmonização entre os poderes”.

Segundo a Fazenda, o restabelecimento do decreto marca um passo para o “retorno à normalidade institucional do país” e demonstra que “o diálogo é fundamental”.

VEJA TAMBÉM:

  • Moraes atende governo e libera aumento do IOF, com uma exceção
  • “Não haverá 1mm de concessão dos EUA”, avisa Figueiredo após reunião

Artigos relacionados

Receita aperta o cerco ao aluguel com “CPF dos imóveis”

A Receita Federal intensifica o cerco à informalidade no mercado imobiliário com...

o cerco da Receita a aluguéis informais

A partir de 2026, proprietários que alugam imóveis informalmente enfrentarão um cerco...

China vai dar autorização especial ao Brasil para imporat chips

Fabricantes brasileiros do setor automotivo poderão receber uma autorização especial do governo...

Brasil deve propor aumento de fluxo comercial em acordo com Trump

O governo Lula discute internamente que propostas pode fazer a Donald Trump...