sábado , 6 setembro 2025
Lar Política Câmara aprova projeto que torna permanente dedução do IR para quem incentiva o esporte | Política
Política

Câmara aprova projeto que torna permanente dedução do IR para quem incentiva o esporte | Política

A Câmara aprovou nesta segunda-feira (14), por unanimidade, proposta que torna permanentes incentivos tributários para quem investe em projetos esportivos e paradesportivos. O texto, para virar lei, ainda precisa do aval do Senado e da Presidência da República.

Segundo o projeto, pessoas físicas que contribuírem com as iniciativas poderão abater até 7% do Imposto de Renda (IR), enquanto empresas até 3%- hoje esse percentual se limita a 2%. O benefício pode ser estendido a 4% se a companhia destinar os recursos para programas que promovam a inclusão social de comunidades em situação de vulnerabilidade.

O relator, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que foi ministro do Esporte entre 2006 e 2011, citou que desde 2007 projetos esportivos já receberam mais R$ 6 bilhões por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. De acordo com ele, somente em 2024, mais de R$ 1 bilhão foi repassado ao setor.

Esta legislação prevê que doações e patrocínios ao esporte só poderão ser deduzidos do IR até 2027. O projeto aprovado pelos deputados torna permanente o benefício, o que, segundo Orlando Silva, vai dar mais “segurança jurídica” para os patrocinadores. Ele também explica que o incentivo é amplo e contempla desde o esporte de alto rendimento até o recreativo- como o praticado por idosos.

Além da dedução do IR, os incentivos fiscais poderão abater, a nível estadual e municipal, os impostos sobre a Circulação de Mercadorias (ICMS) e sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

O texto proíbe a utilização dos recursos que vêm do benefício para pagamento do salário de atletas profissionais, de qualquer modalidade. E ainda veda a concessão do desconto sobre o dinheiro de patrocínio de projetos que beneficiem, direta ou indiretamente, pessoa ou empresa vinculada quem está fazendo a doação.

Artigos relacionados

Lula conversa por telefone com presidente da Comissão Europeia e defende parceria 'ainda mais estratégica' diante do tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta...

Anistia ampla, geral e irrestrita: veja a íntegra do projeto defendido por bolsonaristas

Extrema direita oferece ‘projeto golpistinha do futuro’ para anistia Um dos projetos...

STJ demite servidor suspeito de envolvimento em venda de sentenças

Um servidor do Superior Tribunal de Justiça (SJ) foi demitido nesta sexta-feira...

“Indulto é golpismo de marcha ré”, diz Alckmin em São Paulo

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços,...