sábado , 6 setembro 2025
Lar Política Tarifaço de Trump: em reunião com ministros, Lula pediu 'firmeza e seriedade' nas negociações
Política

Tarifaço de Trump: em reunião com ministros, Lula pediu 'firmeza e seriedade' nas negociações

Camarotti: Brasil vai negociar com firmeza tarifaço de Trump
A ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a ministros reunidos no Palácio da Alvorada, na noite desse domingo (13), foi de ter “firmeza e sobriedade” nas negociações sobre as novas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
O limite da negociação, segundo ministros ouvidos pelo blog, é o debate econômico.
O governo Lula não irá aceitar nada que atinja a soberania do Brasil, e não abrirá espaço para negociação envolvendo qualquer interferência em instituições brasileiras como o Judiciário — a partir do Supremo Tribunal Federal (STF). O que se poderá negociar é a pauta econômica.
Lula reuniu, na noite deste domingo (13), ministros e o presidente do Banco Central para discutir os próximos passos que o governo deve dar em relação ao tarifaço anunciado pelo governo dos Estados Unidos.
Entre os assuntos que foram discutidos, está a criação de um comitê de empresários para tratar de saídas para a crise, que deve acontecer ainda na manhã desta segunda.
Ou seja, o objetivo desse comitê é traçar uma estratégia conjunta, além de entender o que será possível negociar com o governo norte-americano, e que vai além dos limites estabelecidos.
Vale destacar que o governo brasileiro não pretende comprar uma guerra comercial com os Estados Unidos. Mas, a percepção é que, se isso acontecer, é ruim, mas não é “mortal”, na avaliação de um ministro ouvido pelo blog.
Isso porque, atualmente, o Brasil não é mais tão dependente dos Estados Unidos como foi no passado. Há mais de duas décadas, um terço das exportações brasileiras eram enviadas ao país norte-americano. Atualmente se tem uma variedade muito maior, e o Brasil conquistou vários mercados na Ásia.
A prioridade do governo é a negociação. No entanto, se isso não funcionar, o governo Lula pretende investir na edição do decreto para regulamentar a Lei da Reciprocidade, aprovada no Congresso e sancionada em abril.

Artigos relacionados

Lula conversa por telefone com presidente da Comissão Europeia e defende parceria 'ainda mais estratégica' diante do tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta...

Anistia ampla, geral e irrestrita: veja a íntegra do projeto defendido por bolsonaristas

Extrema direita oferece ‘projeto golpistinha do futuro’ para anistia Um dos projetos...

STJ demite servidor suspeito de envolvimento em venda de sentenças

Um servidor do Superior Tribunal de Justiça (SJ) foi demitido nesta sexta-feira...

“Indulto é golpismo de marcha ré”, diz Alckmin em São Paulo

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços,...