sábado , 6 setembro 2025
Lar Política Horas antes de anúncio do tarifaço, comissão da Câmara dominada por bolsonaristas aprovou homenagem a Trump
Política

Horas antes de anúncio do tarifaço, comissão da Câmara dominada por bolsonaristas aprovou homenagem a Trump


Deputados da Comissão de Relações Exteriores aprovaram uma moção de louvor ao presidente norte-americano. Texto fala em ‘trabalho brilhante’ de Trump. O presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputado Filipe Barros (PL-PR)
Antonio Araujo/Câmara dos Deputados
A Comissão de Relações Exteriores da Câmara (CRE) aprovou nesta quarta-feira (9) uma moção de louvor ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, horas antes de o americano anunciar uma taxação de 50% sobre produtos brasileiros.
A reunião da comissão foi realizada na manhã desta quarta. A homenagem foi apresentada pelo líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), e foi endossada por outros deputados da oposição.
A CRE é dominada por oposicionistas e presidido por Filipe Barros (PL-PR), um aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Trump limita comentários em rede social após comentários de brasileiros
📄O requerimento aprovado diz que Trump merece a moção de Louvor “pelo brilhante trabalho desenvolvido como Presidente da maior nação e pela incansável luta em defesa da democracia e da liberdade de expressão em todo o planeta”.
“O 45º Presidente dos Estados Unidos da América deve ser enaltecido e lembrado como um melhores presidentes do mundo e exemplo a ser seguido para a implementação e manutenção de uma democracia moderna e justa”, diz o texto.
A aprovação da moção de louvor a Trump foi criticada por governistas durante coletiva para a imprensa no início da noite.
“Queremos repudiar a aprovação hoje em uma comissão desta Casa, pela bancada do PL, aprovado na Comissão de Relações Exteriores uma moção de louvor a Donald Trump”, disse o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ).
“O Brasil nesse momento vai ser dividido entre quem defende os brasileiros e quem defende os interesses norte-americanos e de Trump”, completou o petista.

Artigos relacionados

Defesa do general Paulo Sérgio rifa Bolsonaro, coloca ex-presidente no centro do golpe e enfurece aliados

Defesa de general joga Bolsonaro no centro do golpe e enfurece aliados...

Bancos brasileiros são pegos em tiroteio entre Trump e Moraes, diz FT

Entenda o que é a Lei Magnitsky Um artigo publicado nesta quinta-feira...

Anistia enfrenta resistência no Congresso; entenda os motivos

Presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, têm adotado...

Um mês após ocupação da Mesa da Câmara, deputados não foram punidos e inclusão de sanções no regimento não avança

Corregedor da Câmara vai analisar denúncias contra ocupação do plenário A ocupação...